São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA LEGAL

Artistas usam rede para divulgar trabalho e oferecem gravações; fãs trocam arquivos sem infringir direitos autorais

Veja páginas que trazem canções de graça

Reprodução
Site do cantor e compositor norte-americano Bob Dylan, que oferece gratuitamente gravações raras


JON PARELESS
DO "NEW YORK TIMES"

Obter músicas pela internet não é ilegal. Uma grande quantidade de canções está disponível on-line não só gratuitamente como também facilmente e legalmente.
Enquanto as gravadoras brigam na Justiça e fazem lobby contra a distribuição de músicas on-line, inúmeros músicos estão aproveitando a internet para conseguir que suas obras sejam ouvidas.
Eles estão apostando que, se distribuírem gratuitamente uma ou duas canções, conseguirão público, promoverão shows ao vivo e venderão mais discos.
Esse fato pode surpreender após as ações judiciais, amplamente divulgadas, movidas pela Recording Industry Association of America (Associação Americana da Indústria Fonográfica), representando grandes empresas do setor, contra fãs que utilizam programas de compartilhamento de arquivos, como o Grokster e o EDonkey, para baixar músicas.
Mas os detalhes dessas ações judiciais esclarecem que os fãs estão sendo processados não por terem feito downloads, mas por praticarem sua redistribuição não-autorizada: deixando músicas em uma pasta compartilhada para que outros colegas usuários as capturem.
Como proprietárias de direitos autorais, as gravadoras têm a prerrogativa legal exclusiva de distribuir as músicas, mesmo que, atualmente, a tecnologia da internet torne quase impossível impor essa condição.

Caminho das pedras
O primeiro lugar para procurar canções grátis é nos sites dos próprios músicos. Muitos artistas, como Bob Dylan (www.bobdylan.com) e os Yeah Yeah Yeahs (www.yeahyeahyeahs.com), publicam músicas raras: algumas para download gratuito, outras para streaming (transmissão instantânea de arquivos).
Outro lugar para procurar é nos sites das gravadoras, particularmente dos selos independentes de rock e música eletrônica, como Matador (www.matadorrecords.com/music/mp3s.html), Vagrant (www.vagrant.com/vagrant/audio/audio.jsp), Barsuk (www.barsuk.com), Saddle Creek (www.saddle-creek.com) e Tigerbeat6 (www.tigerbeat6.com/html/catalogue.htm).
Diversas emissoras públicas de rádio também mantêm arquivos de música para streaming ou download. Entre elas estão a estação de música clássica WNYC (www.wnyc.org) e estações ecléticas, como a WFMU, de Jersey City (www.wfmu.org) e a KCRW em Santa Monica, na Califórnia (www.kcrw.org), todas contendo tesouros com apresentações ao vivo. A MTV (www.mtv.com) apresenta, a cada semana, um álbum completo para streaming.
A seguir, veja uma seleção de sites que oferecem músicas on-line legalmente -em alguns casos, as canções são cobradas. A maioria deles funciona melhor com uma conexão de banda larga ou com uma paciência quase infinita.
 

Asian Classical (www.asianclassicalmp3.org) - você busca alguma música exótica da Indonésia? O site traz composições típicas de nove países.

Besonic (www.besonic.com) - vitrine de iniciantes europeus.

Biblioteca do Congresso (memory.loc.gov/ammem/audio.html) - melodias tocadas em violinos, composições dos índios americanos, músicas de fronteira do Rio Grande, canções do meio-oeste americano e outras.

Classic Cat (www.classiccat.net) - download gratuito de música clássica dividida por compositor. A seleção é irregular e os links nem sempre funcionam, mas o site é uma opção.

Cnet (music.download.com) - extensa seleção de canções.

Dmusic (www.dmusic.com) - ajuda os usuários a navegar por mais de 17 mil performances.

Epitonic (www.epitonic.com) - músicas, biografias e links para centenas de performances.

Folkways Records (www.folkways.si.edu) - coleção de gravações folclóricas de todas as partes do mundo.

Furthurnet (www.furthurnet.com) - troca de gravações de bandas e artistas que incentivam a cópia de músicas, como Grateful Dead, Phish, Gov't Mule, Dave Matthews Band, Los Lobos, Wilco e David Byrne. É preciso instalar um programa disponível no site.

Garageband (www.garageband.com) - músicos iniciantes mostram seu trabalho.

Internet Archive (www.archive.org) - arquivo de páginas da rede, videoclipes e músicas, como uma coleção com mais de 10 mil concertos tirada do site etree.org.

Internet Underground Music Archive (www.iuma.org) - pioneiro em música gratuita na internet.

Iraqi Music (www.iraqimusic.com) - mostra tanto os improvisos iraquianos chamados de "magams" como as mais recentes gravações. Traz links para outros sites com obras do Oriente Médio.

Micromusic (www.micromusic.net) - música eletrônica com sons dos primeiros videogames. Centenas de composições cheias de zumbidos. O site exige que o usuário se cadastre.

Pure Volume (www.purevolume.com) - mais de 76 mil músicas, com ênfase no rock.

Ragga-Jungle (www.ragga-jungle.com) - música dançante, com dub-reggae, produções especiais para boates e frenéticas jungle tracks.

Smart-Music (www.smart-music.net) - gêneros e sub-gêneros de música eletrônica.

Trama (www.tramavirtual.com) - gravadora brasileira com cerca de 10 mil músicas no formato MP3, principalmente de bandas locais. É preciso fazer um registro para ter acesso ao acervo.

Vitaminic (www.vitaminic.co.uk) - milhares de bandas aspirantes e alguns artistas mais conhecidos.

Webjay (www.webjay.org) - atalhos para o download de músicas e recomendações de usuários.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: CD pode abrir porta do micro para ameaças
Próximo Texto: Download pago de arquivos tem queda nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.