São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Download pago de arquivos tem queda nos EUA

DA REDAÇÃO

A loja virtual iTunes, da Apple, continua liderando o mercado de downloads pagos, mas o número de pessoas que compram músicas via internet diminuiu. Segundo a empresa de pesquisas NPD, a quantidade de consumidores, que chegou a 1,3 milhão em abril, caiu para aproximadamente 1 milhão no mês de julho. De acordo com a NPD, essa queda coincide com o final das promoções que foram realizadas por vários serviços de música on-line.
A RealNetworks, por exemplo, chegou a vender arquivos por US$ 0,49 -metade do preço cobrado pela iTunes.
A loja iTunes detém aproximadamente 70% do mercado. O serviço Napster, que nesta semana criou um serviço pré-pago, é o segundo colocado, com 11%. A RealNetworks, a MusicMatch e o serviço musical da rede varejista Wal-Mart têm 6% cada um. Nenhum desses serviços opera no Brasil.
O serviço Napster pertence à fabricante de software Roxio, e a MusicMatch foi recentemente comprada pelo portal Yahoo!.
"Nossos dados mostram que hoje é mais importante criar demanda por down- loads pagos do que conquistar parcelas do mercado", afirma Russ Crupnick, vice-presidente da NPD.


Texto Anterior: Música legal: Veja páginas que trazem canções de graça
Próximo Texto: Veja softwares essenciais para audição no PC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.