São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja softwares essenciais para audição no PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Para aproveitar todas as músicas disponíveis na rede, convém instalar alguns programas no PC. As páginas que fazem transmissão via streaming (download instantâneo) geralmente são compatíveis com os tocadores RealPlayer (www.realguide.com.br) e Windows Media Player.
Este último já vem embutido no Windows, mas é recomendável atualizá-lo para a versão 10, que tem mais recursos -o arquivo de instalação está em www.microsoft.com/windows/windowsmedia/mp10/default.aspx (o software requer o sistema operacional Windows XP).
Se o objetivo é assistir a vídeos, vale a pena instalar também o QuickTime (www.apple.com/quicktime).

Acervo
Embora os tocadores de streaming sejam compatíveis com arquivos MP3, é melhor instalar um programa separado para reproduzir a sua coleção musical. A melhor opção é o Winamp (www.winamp.com), que não deixa o computador lento e é compatível com uma série de acessórios gratuitos para incrementar o som.
A vantagem do Winamp em relação a outros tocadores é a simplicidade: bastam dois cliques para abrir o seu acervo.
Arquivos MP3 obtidos na internet às vezes trazem um problema: suas informações ID3 -que indicam, no painel do tocador, os nomes da música e do intérprete- estão erradas ou incompletas.
O Winamp permite consertar manualmente os erros, mas, se você tem muitos arquivos, pode se beneficiar do GodFather (users.otenet.gr/~jtcliper/tgf), que corrige de uma só vez as informações ID3 de várias músicas -ao alterar o nome de um álbum, por exemplo, não é preciso editar cada uma de suas músicas.
Se você é músico e quer compartilhar sua obra na rede, pode convertê-la antes para o formato MP3 com o MusicMatch (www.musicmatch.com). (BG)


Texto Anterior: Download pago de arquivos tem queda nos EUA
Próximo Texto: Portais abrem espaço para música brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.