São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquinas ganhamchips duplos

ESPECIAL PARA A FOLHA

No universo dos microcomputadores, a tendência de paralelismo se manteve. Os processadores dual core, ou seja, chips com núcleos duplos e placas-mãe com vários processadores que funcionam paralelamente, estão se tornando uma tendência que deverá se fortalecer como padrão para 2007.
Em 2005, eles foram destaques para servidores e, em 2006, pudemos observar sua presença em micros de mesa e até mesmo em notebooks.

Velocidade da luz
A computação paralela é motivada pela barreira da velocidade da luz, que já está próxima de ser atingida nos processadores seqüenciais e limita o clock dessas peças.
A alternativa é desenvolver máquinas com várias unidades de processamento, em vez de uma única. Num futuro próximo, deverão ser lançados comercialmente chips com mais de dois núcleos, incrementando o funcionamento paralelo.
Surge aí um grande desafio para os fabricantes. Embora o hardware paralelo já esteja disponível no mercado, o software atual não está preparado para esse tipo de computação, já que é totalmente desenvolvido com enfoque seqüencial.
Em breve, os usuários perceberão a diferença de desempenho entre programas seqüenciais e paralelos executados em suas máquinas e deverão forçar os fabricantes a desenvolver programas capazes de explorar todo potencial de seus PCs. (OMB)


Texto Anterior: Teste USP: Eletrodoméstico ganha funções de micro
Próximo Texto: Podcasts: Em nome de Deus, Buda, Alá...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.