São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

reportagem de capa

Sistema fica de olho na malha do metrô

TRANSPORTE >> No centro de controle do Paraíso, monitores acompanham a situação do tráfego nas três principais linhas de SP

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O monitoramento das linhas do metrô paulistano é feito em vários pontos, mas o grosso é realizado no Centro de Controle de Operações, no Paraíso (zona sul de São Paulo), responsável por três das quatro linhas que cruzam a cidade.
A Linha 5-Lilás, que hoje liga as estações Capão Redondo e Largo Treze, é monitorada no CCO de Capão Redondo.
Na sala dos computadores, cinco módulos de plasma mostram o pátio do Jabaquara, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e o sistema de alimentação elétrica.
As informações chegam ao centro por 120 quilômetros de fibra ótica e 670 quilômetros de fios telefônicos.
Nos painéis que mostram as linhas, os pontos vermelhos indicam os trens, os verdes indicam alterações da direção e os amarelos indicam que a mudança de trilho está liberada.

Tecnologia
Em 1999, foi adotado a arquitetura cliente-servidor, em substituição aos mainframes -computadores de grande porte. Hoje, o CCO possui 110 computadores -60 deles servidores e estações de trabalho. As estações de trabalho têm uma CPU com velocidade entre 170 e 400 MHz, memória de 256 Mbytes a 1 Gbyte e unidades de disco de 36 Gbytes.
Os servidores possuem duas CPUs de 400 MHz, memória de 1 Gbyte e duas unidades de disco de 36 Gbytes. Há ainda 50 servidores e estações de trabalho com processadores Intel e AMD com velocidades entre 400 MHz e 3 GHz, memória entre 256 Mbytes e 1 Gbyte e unidade de disco entre 20 Gbytes e 160 Gbytes. Os sistemas operacionais utilizados são Unix (Solaris), Linux (Red Hat) e Windows (NT,XP,2000,2003).
Os bancos de dados são SQL Server, Post Gree e Sybase e armazenam aproximadamente 4 milhões de registros diariamente, gerando um arquivo compactado de 180 Mbytes. (SP)


Texto Anterior: Ecos da CES
Próximo Texto: Marronzinhos passam a utilizar GPS neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.