São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marronzinhos passam a utilizar GPS neste ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Começa na mão dos funcionários de rua da Companhia de Engenharia de Tráfego, os marronzinhos, o sistema de informações sobre o trânsito da capital. Aos 2.000 marronzinhos que se revezam em turnos cabe a transmissão, à central, das ocorrências do trânsito.
Funcionários localizados em coberturas de edifícios, observando o trânsito com binóculos, também mandam informações. Além de celular, eles contam com um PDA cada um e, a partir deste ano, começarão a utilizar GPS. Os dados transmitidos são processados em uma rede com 24 servidores e 40 estações de trabalho
Hoje, 361 câmeras monitoram lentidão, semáforos ou túneis. "Temos planos de expandir esse número em 2009. O lote básico é de 251 aparelhos, mas trabalhamos também com a ampliação para 861 câmeras", diz Gilson Grilli, gerente de operações da CET.
Também neste ano, a CET deve implantar, segundo Grilli, softwares de inteligência. "As câmeras inteligentes gravam e comparam a imagem com um padrão. Se a imagem difere desse padrão visual, ela apita."
Os motoristas podem acompanhar a lentidão nas principais vias da cidade com o Trânsito Agora, disponível no site da CET (cetsp1.cetsp.com.br/transitoagora). Para entrar em contato com a companhia, pode-se utilizar o telefone 156 ou o canal www.cetsp.com.br/internew/falecom. (SP)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Sistema fica de olho na malha do metrô
Próximo Texto: 1.579 câmeras vigiam as estações da CPTM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.