São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Vídeo desbrava territórios em celulares

DOM JUAN Filmes, canais de televisão e até o YouTube ganham versões especiais para seduzir os usuários de portáteis

Manu Fernandez/Associated Press
Celular exibe filme integrante da edição de bolso do festival de cinema independente Sundance


DA REPORTAGEM LOCAL

Um clique no celular pode virar ingresso para uma sessão de cinema -ou até para um festival. O Sundance Festival, organizado pelo ator e diretor Robert Redford e reconhecido como um dos mais importantes festivais de cinema independente do mundo, ganhou uma versão de bolso, apresentada durante a feira 3GSM.
Os visitantes do evento puderam receber em seus celulares, via conexão Bluetooth, curtas-metragens especialmente produzidos para serem exibidos nas telinhas dos portáteis.
Batizado de Sundance Film Festival Global Short Film Project (sundance.gsm.org), o projeto aposta nos telefones móveis como um meio de divulgação de produções independentes, que agora se encontram disponíveis para serem baixadas diretamente do site.
A iniciativa é um sinal dos novos tempos, em que operadoras e fabricantes se esmeram em transformar os telefones em dublês de televisores.

Mais que papo
Segundo a empresa de pesquisas Strategy Analytics, cerca de 20 milhões de aparelhos com receptores de sinal de TV serão vendidos neste ano. O volume, no entanto, representa apenas 2% do total a ser vendido no mesmo período.
Os principais obstáculos para a popularização do vídeo portátil são o tamanho das telas, que têm, em média, 2,5 polegadas, e o preço dos aparelhos compatíveis, que ultrapassam 500.
Para atrair os consumidores para esse nicho, a 3GSM contou pela primeira vez com uma área destinada a empresas que não fazem parte da indústria de telecomunicações, mas oferecem conteúdo para celular.
Entre os participantes, estava o YouTube, que firmou parceria com a Nokia. O site ganhará uma edição compactada para ser acessada de alguns dos modelos da fabricante finlandesa que é líder de vendas.
Já a operadora Cingular divulgou um serviço de compartilhamento de vídeos. Usuários norte-americanos poderão enviar clipes para amigos e parentes tanto nos EUA quanto em outros países. (MB)

HÍBRIDO
A Nokia suspendeu seus planos de produzir um notebook que transmitisse dados sem fio por rede celular HSPDA. O produto, que nasceria de uma parceria com a Intel, foi abortado por não haver uma demanda de mercado que justifique o seu nascimento.

RIVALIDADE
Depois do lançamento do iPhone, da Apple, executivos passaram a se questionar sobre como melhorar a oferta de músicas para portáteis, enquanto as fabricantes anunciaram novos celulares tocadores. A Sony Ericsson apresentou o W880, a Nokia, o 5200, a Samsung, o HF300, e a Morotola, o Z8. Outra meta da indústria é reduzir o número de cliques necessários para comprar canções.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Redes móveis ficam mais velozes e ensaiam chegada à quarta geração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.