São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

TV digital é alvo de fabricantes

PAULA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Fabricantes de telefones celulares com bases no Brasil já preparam modelos que pegarão a TV digital aberta -que deve estrear em dezembro deste ano.
A Gradiente vai fabricar, além do set-top box (caixinha que será necessária para assistir à TV digital em um televisor atual), celulares que receberão a TV digital aberta, de acordo com Moris Arditti, presidente de desenvolvimento de negócios da empresa.
"A TV digital vai mudar os hábitos. Hoje é preciso estar dentro de casa para assistir à televisão, mas, com a TV digital, o usuário poderá assistir à programação de onde e quando quiser", disse.
A Samsung também oferecerá, além de televisores e monitores que receberão o sinal da TV digital, celulares que farão a mesma coisa.
A TV no celular com a chegada da TV digital aberta não será como a que existe hoje. Atualmente, o sinal do canal que se quer assistir passa pela operadora de telefonia celular, que repassa o conteúdo aos usuários que o solicitarem, com cobrança de taxas.
A TV digital aberta será gratuita mesmo no celular, que agirá como uma pequena televisão e receberá o sinal diretamente da antena da emissora, e não de uma operadora de telefonia.

No exterior
Em países que já adotaram a TV digital, já estão à venda celulares que recebem o sinal da televisão aberta, mas de outros padrões.
A Nokia, por exemplo, lançou no congresso 3GSM o N77, celular compatível com o padrão DVB-H de TV digital, que está sendo testado na Europa.
Já a LG tem diversos modelos que recebem TV digital no padrão DMB, usado na Coréia do Sul. Um dos celulares mais recentes da marca com a tecnologia é o SB190, lançado no país asiático no final de janeiro.
O padrão brasileiro de TV digital será baseado no padrão japonês, conhecido como ISBD-T, que não é compatível com os outros padrões.


Texto Anterior: Pé no acelerador
Próximo Texto: Serviços telefônicos põem fim em namoros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.