São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

GSM se expande no Brasil e no mundo

MIGRAÇÃO Vivo passa a oferecer serviço compatível com a tecnologia, que ainda é reforçada por uma nova operadora

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto a tecnologia GSM apresentou nos EUA seu leque de serviços e produtos, no Brasil as novidades ficaram por conta da entrada de duas novas operadoras entre as que funcionam com esse tipo de rede.
Uma delas é a Vivo, que até o ano passado era compatível apenas com a tecnologia CDMA e que neste ano começou a oferecer pacotes pré-pagos para rede GSM. Em março, deverão ser lançados pacotes pós-pagos do novo serviço da operadora.
A outra empresa a ingressar na oferta de serviços em GSM é a Unicel, que teve sua proposta para atuar como operadora de telefonia celular na área metropolitana de São Paulo aceita pela Anatel no início deste mês.
A companhia será concorrente da Vivo, da Tim e da Claro, que já atuam na região, e promete tarifas mais baratas para atrair os consumidores. Ainda há documentos a serem analisados, mas, segundo executivos da Anatel, a chance de a homologação não acontecer é muito pequena.

Recorde
As mudanças na prestação de serviços coincidem com a expansão do número de usuários, que ultrapassou a marca dos 100 milhões de celulares ativos.
O crescimento foi de 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As fatias abocanhadas por cada uma das operadoras são equilibradas, com a Vivo com 28,85 %, a Tim com 25,51% e a Claro com 23,96% de participação no mercado em janeiro, de acordo com dados divulgados pela Anatel.
No Brasil, 61,93% dos celulares operam em tecnologia GSM, o equivalente a 59,8 milhões de aparelhos.
Em todo o mundo, há cerca de 2 bilhões de usuários de GSM -número que chama ainda mais a atenção se comparado com o total de celulares, que eram cerca de 2,14 bilhões em 2005. Aproximadamente 80% da população mundial vive em locais cobertos que dispõe de cobertura de redes celulares, segundo a Wikipédia. (MB)


Texto Anterior: Serviços telefônicos põem fim em namoros
Próximo Texto: Sempre alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.