São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blu-ray oferece qualidade surpreendente

CINEMA EM CASA O formato, que começa a chegar ao Brasil, traz melhorias, mas filmes disponíveis não exploram todas as inovações

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

A melhoria de qualidade de imagem trazida pelo Blu-ray, o novo formato de alta definição de vídeo, é gritante como um hipopótamo cor-de-rosa.
Testado pela Folha com exclusividade, o BD-P1200, da Samsung (R$ 4.999, www.samsung.com.br), é um dos primeiros aparelhos de Blu-ray a chegar ao país, apresentando a competência do novo formato para dar realismo às imagens.
As cores são reproduzidas com enorme nitidez, enquanto o brilho ajuda a conferir uma boa luminosidade. Detalhes como a textura de algumas superfícies são exibidos com uma fidelidade impressionante.
Compatível com sistemas de áudio 5.1, a qualidade do som também chama a atenção; os ruídos são reproduzidos de maneira mais pura.

Comandos
Mas, apesar de todo esse apelo de sedução, o Blu-ray ainda não colocou todas as suas armas à mostra. Isso porque, por ser uma mídia nova, ainda não há muitos filmes que fazem proveito de todos os recursos possíveis.
Assim, o telespectador pode se frustrar ao acionar um comando pelo controle remoto e descobrir que a função não está disponível.
Uma das maiores decepções no teste, com os filmes "xXx" (2002) e "Stealth" (2005), foi verificar que os títulos não ofereciam a opção de mudar o ângulo da câmera para assistir às cenas sob outra perspectiva nem de realizar buscas por cenas. Por esse mecanismo, o telespectador poderia pesquisar por atores, por personagens ou por cenas. Os resultados seriam exibidos em miniatura, o que facilita a navegação.
Ainda assim, os recursos do Blu-ray são bem mais versáteis que os do DVD. Para adiantar ou colocar uma cena em câmera lenta, há várias velocidades disponíveis, sendo possível até uma passagem quadro a quadro.
Outro recurso interessante é a marcação de favoritos: pelo controle remoto, o usuário marca os trechos de que mais gosta e passa a poder voltar a eles por um menu especial -se o disco for retirado, a seleção é apagada.O BD-P1200 também lê DVDs e CDs comuns e regraváveis, discos de MP3 e cartões de memória (Memory Stick, SD e Multi Media, entre outros).


Texto Anterior: Canal aberto
Próximo Texto: Formatos brigam pela sobrevivência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.