São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pescar" dados de internauta é crime

DA REPORTAGEM LOCAL

Mensagens de e-mail do tipo "os dados cadastrais de sua conta corrente precisam ser atualizados" viraram uma grande ameaça ao internauta. Em inglês, essa prática ganhou o nome de "phishing" -distribuição em massa de mensagens de e-mail que levam o internauta a sites aparentemente verdadeiros de instituições bancárias, por exemplo. São na verdade sites falsos, que sugerem que o correntista forneça dados da conta corrente, como a senha.
O "phishing" já alcançou proporções alarmantes, segundo o Centro de Crimes de Internet do FBI. Das 15 mil queixas mensais de cidadãos, mais da metade refere-se a pedidos de atualizações de dados e fornecimento de número e senha de contas bancárias.
"Phishing" é uma alusão à palavra "fishing", que, em inglês, significa pescando. É o que criminosos do ciberespaço estão fazendo ao tentar "pescar" informações pessoais de internautas.
Para o FBI, "phishing" é uma das ações mais problemáticas da internet. A agência faz combates agressivos e já conseguiu prender um criminoso na Espanha. Na opinião do presidente do conselho do Anti-Phishing Working Group, David Jevans, apesar dos esforços da agência dos EUA, há menos de dez processos de "phishing" em andamento.
Arlindo Vaz, delegado titular da 4ª Delegacia de Meios Eletrônicos do Deic, em São Paulo, afirma que "dos 400 inquéritos acompanhados pela delegacia, não chegam a cinco os relativos a fraudes on-line de serviços bancários". "Nosso código penal é lento e acabamos sempre atrás do crime."
Para combater a prática de "phishing", as instituições bancárias, por exemplo, estão apelando para práticas educativas, orientando seus correntistas a não fornecer informações por e-mail. Bancos e empresas no ramo do comércio não entram em contato com seus clientes por e-mail. Alguns bancos e lojas on-line fazem avisos em seus sites. (MZ)


Texto Anterior: Falsos e traiçoeiros: Sites usam artimanhas para levar ao erro
Próximo Texto: Spams geram insegurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.