São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-books tentam atrair leitores

da Redação

As duas maiores editoras de e-books dos EUA estão entrando no mercado de distribuição de documentos pessoais e de empresas -o que parece confirmar que, por enquanto, publicar versões eletrônicas de livros não está sendo muito lucrativo.
Os livros -na verdade, plataformas para a leitura de textos transferidos por download- começaram a ser vendidos no ano passado nos EUA, mas ainda não há prazo para que cheguem ao Brasil.
A SoftBook Press, um dos fabricantes, afirma estar oferecendo às empresas uma "mudança radical no modo como elas distribuem e lêem informações sobre negócios".
Sua concorrente, a NuvoMedia (que produz o Rocket eBook), também promete facilitar a publicação e distribuição de documentos com novos produtos.
A meta é permitir que companhias produzam e distribuam documentos internos (como manuais de treinamento e relatórios extensos, por exemplo) no Rocket eBook e no SoftBook, acabando com os altos custos de impressão e fabricação de CD-ROMs.

Dilema
Atualmente, a publicação dos livros eletrônicos está diante de outro dilema, este de ordem econômica, além da discussão sobre a legibilidade de livros em plataformas eletrônicas.
Não há incentivo para a fabricação de grande quantidade de e-books até que existam consumidores em número suficiente, mas é improvável que haja consumidores suficientes sem que mais títulos estejam disponíveis no mercado.
Outro empecilho para o aumento nas vendas -as duas empresas admitem que não conseguiram vender muito mais que algumas dezenas de milhares de unidades- são os escassos pontos-de-venda dos produtos.
Para contornar o problema, a SoftBook Press e a NuvoMedia estão negociando com lojas de eletroeletrônicos para que comecem a comercializar os e-books até o final do ano.


Texto Anterior: Literatura: Biblioteca virtual complementa leitura
Próximo Texto: Editora apresenta obras na rede
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.