São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

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Serviços dão espaço para armazenar som digital

DA REUTERS

A batalha da música digital no futuro pode não ser mais sobre onde a música é comprada, mas sobre onde ela é armazenada.
Diversas empresas criaram armários on-line para conteúdos, para onde os usuários podem fazer upload de seus arquivos de mídia digital e depois acessá-los de várias maneiras diferentes.
Entre os exemplos estão o Oboe (www.mp3tunes.com), criado por Michael Robertson, fundador do MP3Tunes, e o MediaMax, da Streamload (mediamax.streamload.com).
O Oboe oferece espaço ilimitado para armazenamento de arquivos musicais por uma tarifa de US$ 40 anuais, enquanto o MediaMax armazena até 25 Gbytes de músicas, vídeos e fotos gratuitamente, com a opção de planos de quase 1 Terabyte, por US$ 30 mensais.
Embora inicialmente o atrativo fosse a possibilidade de ter cópias de segurança dos arquivos pessoais, os dois serviços passaram a oferecer mais.
Hoje, as músicas guardadas nos armários de ambos os serviços podem ser descarregadas em qualquer micro com um navegador.
"É mais seguro, mais versátil e mais flexível", diz Robertson. "Hoje, todos querem um iPod. Mas ter as músicas em um iPod é como encher o bolso de moedas para ter dinheiro em qualquer lugar, quando se pode usar um cartão de crédito."

Problemas
Como qualquer outra coisa relacionada ao setor de música digital, o conceito não é tão simples quanto gostariam aqueles que querem vendê-lo.
Músicas controladas por certos tipos de tecnologia de gerenciamento de direitos digitais (DRM) -como o Fairplay, da Apple- não podem ser colocadas nos "armários". Nem os downloads adquiridos em serviços de música como o Napster e o Rhapsody.
Já a Navio (www.navio.com) usa outro modelo: faz parcerias com proprietários dos conteúdos, como Sony BMG, Fox Sports e Walt Disney Group, para criar portais de vendas on-line.
Os consumidores que compram música nesses locais podem fazer o download de seus arquivos em formatos diferentes, conforme suas necessidades.
Se um cliente trocar seu iPod por um Creative Zen Micro, poderá baixar uma nova versão da música, ainda protegida contra cópias, sem ter de adquirí-la novamente.
É como obter os direitos de uma música, e não a música em si.
A Oasys Mobile (www.oasysmobile.com) fez algo parecido no mundo sem fio. Os clientes que compram ringtones, fundos de tela ou games para celulares da empresa podem armazenar todo o conteúdo em um armário virtual e refazer o dow nload sem custo extra quando trocarem de aparelho.


Tradução de Flávio da Rocha Silveira


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