São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

linguagem

Office ganha atualização para a reforma

ACORDO ORTOGRÁFICO >> Novo corretor do pacote de escritório da Microsoft só serve para a versão mais recente, a 2007

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na semana passada, a Microsoft colocou para download gratuito a atualização do corretor do Office, ajustado para a reforma ortográfica.
O update, porém, só funciona na versão mais recente do pacote de escritório, a 2007. Usuários de edições anteriores, como a 2003, ficam de fora.
A atualização pode ser baixada em www.microsoft.com/brasil/reformaortografica.
Assinado há um ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Acordo Ortográfico entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009, com período de adaptação que vai até 31 de dezembro de 2012.
A reforma muda a grafia de cerca de 0,5% das palavras no Brasil. Entre as mudanças estão o fim do trema, do acento agudo em ditongos abertos ("idéia" vira "ideia") e do acento circunflexo com duplos "e" e "o" ("vôo" vira "voo").
Apesar de não ter números precisos, Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, afirma que a versão 2007 do Office, a única contemplada pela atualização, já representa hoje a maior base instalada entre os usuários do pacote de escritório.
"Versões anteriores do Office, como a 2003, já saíram do período de suporte base, que é de cinco anos. Após esse período, o foco que damos é relacionado a updates críticos de segurança", afirma. "O suporte estendido não cobre adições ou ajustes de funcionalidade", como é o caso da atualização para a reforma ortográfica.
Segundo Campos, o uso de versões anteriores do Office entre os usuários é "remanescente" e, até o fim de 2012, quando termina o processo de adaptação, essa quantidade deve ser ainda menor.

Instalação
A instalação da atualização exige que seu computador esteja em dia com os updates de sistema mais recentes da Microsoft. Para isso, é preciso acessar o Windows Update (windowsupdate.microsoft.com).
Se optar por instalar a atualização, você só poderá verificar a ortografia dos seus textos de acordo com a reforma.
Para a próxima versão do Office, a 2010, a Microsoft estuda permitir que o usuário opte pelo dicionário da nova ortografia, pelo da antiga ou por um terceiro que mescla ambas.
De acordo com o gerente-geral, os textos da interface do Windows 7, novo sistema operacional da Microsoft que será lançado amanhã, já estão adaptados à reforma. Os outros softwares da empresa serão atualizados gradativamente.

BrOffice.org
Um dos maiores concorrentes do Office, o pacote gratuito BrOffice.org oferece desde julho do ano passado o download de seu verificador ortográfico atualizado para a reforma.
O corretor pode ser baixado em www.broffice.org/verortografico/baixar. Há também uma versão para o Mozilla Firefox, que permite verificar de acordo com a reforma os textos que você escreve no navegador, como formulários ou posts em blogs.

0,5%
das palavras foram alteradas no Brasil com a reforma ortográfica, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Entre as mudanças estão o fim do trema, do acento agudo em ditongos abertos ("idéia" vira "ideia") e do acento circunflexo com duplos "e" e "o" ("vôo" vira "voo")

92%
é a participação do Microsoft Office no mercado de pacotes de escritório entre usuários finais no Brasil, de acordo com a 20ª Pesquisa Anual de Uso de TI da FGV (Fundação Getúlio Vargas), de 2009. BrOffice.org, OpenOffice.org e variantes chegam a 7%, enquanto os restantes ficam com 1%


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Verificador ortográfico ainda tem lacunas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.