São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Usuário deve saber qual é seu processador

CÉREBRO Conhecer o hardware e a placa-mãe impede que se pague por potência que não será usada completamente

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
COLUNISTA DA FOLHA

O processador é um dos elementos mais importantes na hora de você montar seu micro. Ele é responsável pela execução de todas informações e dados do computador -grosso modo, quanto mais capacidade de processamento tiver o micro, mais rápida será a execução dos programas. Softwares de tratamento de imagens e de cálculos complexos, por exemplo, demandam bastante do processador.
Recentemente, entraram no mercado os processadores com mais de um núcleo. Cada um funciona, praticamente, como um processador físico separado. O processamento é distribuído entre eles, e o usuário tem ganho de performance.
Eles são ideais para quem usa vários aplicativos ao mesmo tempo.
Os processadores para o consumidor final mais avançados são os quad-core, que têm quatro núcleos. É um segmento dominado pela Intel, com os Core 2 Quad e os Core 2 Extreme QX -estes, os mais poderosos.
A rival AMD anunciou neste mês seu primeiro processador com núcleo quádruplo, o Phenom -mais lento do que os quad-core da Intel, mas com preço menor. É uma boa opção para quem já possui placa-mãe compatível com AMD e deseja fazer upgrade do processador.

Placa-mãe
Quem compra um micro pronto não precisa se preocupar tanto com o modelo de placa-mãe (motherboard). É ela que recebe o processador, a memória e outros periféricos.
Porém quem vai montar o micro deve comprar uma placa compatível com o modelo de processador escolhido. Uma placa destinada a um processador Intel não vai permitir que você mude para um processador AMD e vice-versa. Mesmo dentro da mesma marca de processador existem formatos diferentes que limitam as possibilidades de troca de processador em um futuro upgrade.
Levantamos dois processadores topo de linha para montar nossa máquina superpoderosa. O AMD Athlon 64 X2 Dual-Core 6000+, com preço médio de R$ 540, e o Intel Core 2 Quad Q6600, com preço médio de R$ 750.


Colaborou EMERSON KIMURA

Texto Anterior: 45 nanômetros
Próximo Texto: Memória extra permite rodar vários aplicativos ao mesmo tempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.