São Paulo, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memória extra permite rodar vários aplicativos ao mesmo tempo

DA EQUIPE DE COLUNISTAS

Aqui não tem discussão. Quanto mais, melhor, mas o exagero nem sempre é bem-vindo. Conforme a configuração de outros hardwares e até do sistema operacional, o computador pode não ter acesso a toda a memória instalada. As placas-mãe escolhidas para a montagem dos micros desta matéria suportam até 8 Gbytes de memória RAM.
Com mais memória, você pode rodar mais aplicativos ao mesmo tempo com menos perda de performance. Em geral, todas as suas atividades ficam mais rápidas. Cada sistema operacional (Windows, Linux etc.) possui limites de quanta memória consegue manipular.
Se você vai utilizar o Windows Vista, 2 Gbytes é o mínimo que deve considerar para uma máquina de alto desempenho-o sistema é famoso pelo consumo de memória.
O usuário também deve ficar atento à arquitetura do processador, que pode ser de 32 bits ou de 64 bits. Esses termos se referem à maneira como o processador lida com os dados e as instruções que irá processar.
Um processador com 64 bits tem capacidade para manipular mais memória do que um processador de 32 bits. Existem versões dos principais sistemas operacionais para cada uma dessas arquiteturas -XP 32 bits e 64 bits, por exemplo.
Você pode colocar 4 Gbytes mesmo com uma versão 32 bits do sistema. As versões de 32 bits do Windows XP enxergam no máximo 3,4 Gbytes de memória. O preço médio de 1 Gbyte de memória é de R$ 120.

3,4
Gbytes é a quantidade máxima de memória reconhecida pela versão 32 bits do Microsoft Windows XP

Texto Anterior: Reportagem de capa: Usuário deve saber qual é seu processador
Próximo Texto: Reportagem de capa: Monitor LCD está com tela maior e preço bem menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.