São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder condenado do PirateBay vem ao Brasil

DO EDITOR DE INFORMÁTICA
DA FOLHA ONLINE

Peter Sunde, 30, cofundador do PirateBay e o mais debochado dos quatro condenados à prisão, confirmou após o veredicto da última sexta-feira que virá ao Brasil em junho para 10ª edição do Fórum Internacional Software Livre, o Fisl10, em Porto Alegre. "Mas alguém precisará providenciar a comida", brincou, em seu perfil no Twitter (twitter.com/brokep).
Fredrik Neij, 30, Gottfrid Svartholm, 24, Carl Lundstroem, 49, e Sunde, responsáveis pelo site, foram condenados a um ano de prisão por promover violação de direitos autorais. A decisão é de um tribunal de Estocolmo, que determinou também o pagamento de 30 milhões de coroas suecas (ou R$ 7,7 milhões) à indústria de entretenimento.
No Brasil, Sunde deve participar como palestrante de, pelo menos, três sessões no Centro de Eventos da PUC-RS. "Ele participará de uma seção técnica sobre o ambiente e as tecnologias aplicadas no PirateBay, um debate sobre as ameaças à liberdade na internet envolvendo temas como o polêmico projeto de cibercrimes e também a respeito de trocas de arquivos P2P", disse, no começo do mês, Pablo Lorenzzoni, coordenador do evento.
Os condenados vão recorrer da decisão. Se necessário, eles planejam levar o caso até a Suprema Corte da Suécia. (DM)


Texto Anterior: Órgão antipirataria apagou até disco de banda independente
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.