São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão antipirataria apagou até disco de banda independente

DO EDITOR DE INFORMÁTICA
DA FOLHA ONLINE

Em outubro de 2008, mais de 50 blogs disponibilizaram para download o EP ("extended play", com menos músicas do que um álbum tradicional) do grupo paulistano Cérebro Eletrônico, "Pareço Virtual". Em dezembro, a APCM derrubou o arquivo, armazenado no 4shared.com. Detalhe: foi a própria banda que optou por divulgar as músicas dessa forma.
"Nunca recebi nenhum tipo de notificação dizendo que estava associado a eles [APCM] ou que qualquer uma dessas associações me representasse", diz Juliano Polimeno, diretor-executivo da Phonobase, agência de serviços musicais responsável pela estratégia de lançamento. Polimeno chegou a cogitar ir à Justiça, mas "não teria saco para aguentar um processo desse tipo".
Polimeno encaminhou um recado em protesto à APCM, que se desculpou pelo equívoco e republicou as músicas.
Segundo o vocalista Tatá Aeroplano, o grupo esbarrou "numa gente que ainda não sabe lidar com as novidades". "Vários integrantes baixam muita música na internet. Eu mesmo baixo ou ouço no MySpace e depois compro o disco", conta.
"No começo, fiquei furioso. Mas, no fim, o erro da APCM quadruplicou o alcance da nossa ação. Até o momento já foram quase 3.000 downloads", comemora Polimeno. (DM)


Texto Anterior: Anúncios de grandes empresas aparecem em sites piratas
Próximo Texto: Líder condenado do PirateBay vem ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.