São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

testeUSP

PC substitui home theater tradicional

MULTIMÍDIA Home PC Slim, da Daten, tem bom desempenho, mas dispositivos sem fio poderiam ser mais responsivos

EDUARDO MARQUES
CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Home PC Slim, da empresa Daten, é um computador da categoria dos HTPCs (home theater personal computers). Utilizados usualmente conectados a um televisor, eles englobam as funcionalidades herdadas de um PC, mas com enfoque numa experiência mais rica, direcionada a recursos multimídia.
O gerenciamento de suas funções principais, como reprodução e gravação de vídeos, visualização de fotos e reprodução de músicas, fica a cargo de um software media center, que simplifica a operacionalização dos recursos e maximiza a usabilidade via uso de um controle remoto. Todavia, para que tudo transcorra sem aborrecimentos, a configuração do hardware não pode ser desprezada.
A plataforma AMD foi adotada na configuração do aparelho, que conta com um processador de dois núcleos Athlon de 2,1 GHz, 2 Gbytes de memória e um disco rígido de 500 Gbytes -capacidade interessante para o gerenciamento de uma biblioteca de vídeos, músicas e fotos. Além disso, ele contém uma placa de captura, que provê a recepção de canais de TV, estações de rádio FM, gravação de programas e digitalização de conteúdos multimídia por meio de dispositivos externos que podem ser conectados a ele, como um videocassete.
Todo esse conjunto é orquestrado pelo sistema operacional Windows Vista Home Premium, que permite um bom desempenho no processamento das tarefas envolvidas em um media center. Porém essa configuração pode não ser adequada para a execução de jogos mais exigentes, já que o PC conta apenas com um dispositivo gráfico on-board.
Um ponto de destaque do aparelho é o baixo ruído em operação -ele utiliza um sistema de dissipação passiva de calor para o processador e possui apenas uma ventoinha em todo o gabinete. O único problema dessa solução é que ela exige que o PC seja instalado em um local com boa ventilação.
O Home PC Slim tem visual diferenciado, sendo possível confundi-lo com um equipamento multimídia comum de uma sala de vídeo. Ele tem dimensões um pouco maiores que as de um aparelho convencional de reprodução de DVDs. Na parte frontal, há um display que, associado ao media center, pode exibir informações como a função de uso ativa, títulos de filmes e seu tempo de reprodução e dados sobre a rádio ou canal de TV sintonizado. Abaixo, há um conjunto de botões que auxiliam no controle das funções multimídia.
O produto vem acompanhado de discos para reinstalação do sistema operacional e de drivers. Além deles, alguns manuais impressos, sendo que aquele que caracteriza o produto é bastante completo, mas está em inglês. Entretanto há um manual objetivo em português no formato PDF.

Conectividade
Há uma grande diversidade de portas no aparelho, incluindo as comuns de um PC e diversas outras de áudio e vídeo comumente encontradas em aparelhos do tipo home theater. Ele possui seis portas USB e duas Firewire, úteis para conexões de alta velocidade com dispositivos como discos rígidos externos e câmeras. Além deles, há uma interface leitora de cartões de memória.
As interfaces de saída de vídeo permitem a conexão com diversos equipamentos, como monitores de vídeo, projetores multimídia e televisores, e incluem as opções videocomponente, AV, S-Video, VGA, Scart e HDMI. As interfaces VGA, videocomponente e HDMI (a única digital de alta resolução que reúne áudio multicanal) são as que permitem a reprodução de vídeos em melhor fidelidade, até o formato Full HD (1.080p).
Entre as saídas de áudio, inclui as digitais do tipo ótico e coaxial. Há saídas analógicas que permitem a configuração de arranjos acústicos de dois a oito canais, como o do tipo 7.1. Essas características tornam o aparelho mais do que apto para ser um centro de entretenimento capaz de assumir de forma completa a condição de um home theater tradicional.

Comunicação
Para conexão em rede com fio, está disponível um controlador Ethernet 10/100/1000 Mbps e, para conexões sem fio, um controlador 802.11g. Além deles, há integrado ao aparelho uma interface Bluetooth para conexão de dispositivos sem fio como fones de ouvidos, mouses, teclados e celulares.
Agregados ao equipamento, estão um controle remoto e um teclado sem fio, que interagem de forma integrada ao Windows Media Center. No entanto só se tornam funcionais depois que o sistema operacional é iniciado. Ambos se comunicam com o Home PC Slim por meio de um receptor infravermelho embutido. Também acompanha um receptor IR avulso que permite aumentar a cobertura de recepção.
Os dispositivos possuem boa acessibilidade, mas a usabilidade pode ser prejudicada pelo mouse pouco responsivo, do tipo trackpad. Além disso, por mais que seja possível conectar um receptor avulso, para a operacionalização das funções é necessário apontar tais controles para o receptor infravermelho convencional, fato que não aconteceria se fossem compatíveis com Bluetooth.
Na unidade avaliada, notamos que a instalação padrão continha um pacote de codecs mal instalado, o que impossibilitava a execução de vídeos em alguns formatos em MPEG-4 e gerava erros, que faziam o Windows Explorer ou o Media Center fechar. A solução foi instalar uma versão mais recente de pacotes de codecs, disponíveis em sites de download.

Conclusão
O acesso à internet e o uso de outros aplicativos não relacionados à multimídia não diferem de um PC comum. No entanto o foco de um HTPC é tornar versátil o gerenciamento e o uso de recursos multimídia.
Sendo assim, o Home PC Slim mostrou-se coerente em sua proposta e apresentou ótimo desempenho. O preço de R$ 3.360 oferece um bom custo/ benefício em comparação a outras opções no mercado.

EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. é bacharelando pelo ICMC-USP.



Texto Anterior: Mercado: Venda de jogos cai 31% em junho nos EUA
Próximo Texto: Canal aberto: Para ter Skype no celular, use Wi-Fi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.