São Paulo, quarta-feira, 22 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Para ter Skype no celular, use Wi-Fi

Gostaria de saber se os telefones celulares com tecnologia 3G que estão sendo comercializados atualmente pelas operadoras de telefonia móvel permitem realizar conversas pelo Skype. Tenho um smartphone com Windows Mobile e tenho o Skype instalado com créditos para ligações, mas não dá para utilizar o programa para conversar, a voz fica muito fragmentada e não dá para entender nada. Consultei a operadora e disseram que é porque o aparelho não tem 3G, apenas Edge. Isso procede? Se eu trocar meu aparelho por um 3G vai funcionar?
André Diepenbruck

Resposta: A melhor forma de usar o Skype em um celular é ter o aparelho conectado à internet por meio de uma conexão Wi-Fi, se ele possuir essa facilidade.
Utilizando exclusivamente a rede da operadora, não importa qual seja ela, o leitor ficará limitado por diversos fatores.
O primeiro é a velocidade da conexão. Usando a tecnologia Edge, dá para conseguir uma velocidade de até 200 Kbps. Com um aparelho que disponha da tecnologia 3G, essa velocidade poderá chegar, dependendo do plano contratado, a até 7 Mbps.
Além do fator velocidade, a qualidade do sinal da operadora também vai influir muito na qualidade da comunicação.
Isso ocorre mesmo nas chamadas de voz convencionais de um celular.
A operadora TIM não comercializa ou tem certificado o uso do Skype nas condições descritas pelo leitor. Quando a empresa mencionou o uso da tecnologia 3G, deveria estar se referindo ao fato de que a melhora poderia ocorrer pela maior velocidade.

Informe e-mail secundário em sites que pedem seus dados

A coluna Canal Aberto mencionou dois programas, o BrMonitor e Quick Keylogger para monitorar o computador. Os programas permitem enviar o que é monitorado para algum e-mail que eu escolher. Fiz um teste gratuito e eles descobrem até mesmo as senhas. Como posso ter confiança, se eu comprar o programa, de que eles não vão copiar senhas de banco que eu venha a usar no meu computador? São programas seguros? Confiáveis? Gostaria de usá-los, mas tenho receio.
Valdir Manica

Resposta: Muitos programas e sites oferecem algum tipo de serviço para os quais o usuário deve informar e-mail e senha para que uma determinada tarefa possa ser realizada.
Não existe nenhuma garantia de que tal site ou programa não venha a usar de forma ilícita esses dados.
Em princípio, eles garantem que não usarão os dados para nada além do propósito a que se destinam.
Como sugestão, para qualquer serviço que exija seus dados, sugiro informar um e-mail secundário, destinado apenas para essa finalidade. Assim, se ocorrer algum problema, você não terá seus dados e informações importantes expostos.


Texto Anterior: TesteUSP: PC substitui home theater tradicional
Próximo Texto: Comportamento: A mil mãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.