São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÃO

Cães e gatos já têm versões próprias do Orkut; brasileiros são minoria em sites do tipo

Redes sociais abrem espaço para mascotes

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O sucesso da rede social virtual Orkut (www.orkut.com) abriu espaço para uma série de sites que prometem unir usuários com os mesmos interesses. Entre as novidades estão as redes destinadas a interligar animais de estimação.
É o caso do Dogster (www.dogster.com), uma espécie de Orkut para cães, que abriga fotos e descrições detalhadas de seus participantes.
Segundo números do próprio site, já são mais de 39 mil cachorros cadastrados, mas as seções são bem divididas e é fácil encontrar quem você procura.
Além de um sistema de busca, que permite encontrar cães por meio de critérios como raça, nome ou país, também é possível navegar entre categorias como o Cão da semana (Dog of the Week) e Adopt me, que é uma galeria com animais que esperam por alguém que os adote.
Ao contrário do Orkut, para ver as fotos do Dogster não é preciso ser cadastrado e, para participar da rede, o usuário não precisa ser convidado. Outra diferença entre as duas redes é que na versão canina os brasileiros são minoria.
Até o fechamento dessa edição, os EUA dominavam o Dogster, com 36.167 cães cadastrados. Eram seguidos por Filipinas (2.053) e Canadá (1.984). Na sexta-feira, havia apenas 170 brasileiros cadastrados.
Para quem cria gatos, há uma versão quase idêntica do Dogster chamada Catster (www.catster.com).
Criada pela mesma empresa que a rede canina e apresentando uma estrutura muito semelhante, o serviço dos bichanos é menos popular - tem um total de 8 mil usuários cadastrados.
Já os criadores de hamsteres podem trocar informações sobre seus animais de estimação no site Hamsterster (www.hamsterster.com), que, apesar de ser mais simples que as opções de sites para os outros animais, também conta com os links para amigos dos amigos de cada usuário cadastrado. Entre os brasileiros, no entanto, o serviço, que tem menos de 300 usuários, ainda é pouco conhecido. Até a conclusão desta edição, apenas três animais cadastrados moravam no Brasil.
Dogster, Catster e Hamsterster são gratuitos, mas é indicado saber inglês para se comunicar com os outros usuários.
Por isso, aqueles que preferem conversar em português podem usar o Orkut original, que têm cerca de 4.000 comunidades na categoria Pets & Animals.
Entre as opções brasileiras, merecem destaque as comunidades Eu amo meu cachorro, que possui cerca de 15.700 participantes, e a Cachorros de Rua, que possui cerca de 4.500.

Encontro animal
Quem procura um parceiro para seu mascote pode acessar a agência matrimonial do portal UOL Bichos (app.uol.com.br/bichos), que faz papel de cupido para casais de cães, gatos, aves, iguanas e até cobras. Outras opções são www.guiapetshop.com.br/petshop/matri/index.asp e www.datemypet.com. (JB)


Texto Anterior: Aparelho traz promessa de induzir sonhos
Próximo Texto: Grupos têm versões segmentadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.