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DIVERSÃO
Jogo de futebol traz estádios oficiais, 16 clubes nacionais e 17 torneios estrangeiros, totalizando mais de 15 mil atletas
Liga brasileira é novidade de Fifa 2005
THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Ano vai, ano vem e já se tornou
uma tradição o lançamento de
uma nova versão de Fifa, jogo de
futebol da EA Sports. Fifa 2005,
próximo capítulo da série, chega
ao Brasil no mês que vem, mas a
Folha testou uma versão do game, cujo principal atrativo para os
usuários brasileiros é uma liga nacional com 16 clubes do país.
Fifa 2005 traz ainda 17 ligas de
outros países, como França e Espanha, e 38 seleções, totalizando
mais de 15 mil atletas. Para criar
uma atmosfera envolvente, nas ligas mais populares estão presentes os estádios oficiais, gritos e
bandeiras das torcidas.
Em partidas com times do Brasil, ouvem-se gritos como "toca a
bola" e "olha o meio". A trilha sonora conta com músicas de Ivete
Sangalo, Marcelo D2 e Inverga +
Num Kebra, além de outras 35 faixas de artistas de outros países.
Uma das novidades do jogo é
um sistema para controlar o primeiro toque dos atletas, sendo
possível dominar a bola com
maior precisão ao pressionar o
comando no tempo correto.
A EA Sports também melhorou
o controle dos atletas que não têm
a posse da pelota, que podem se
desmarcar, abrir espaços e tudo
mais, agora também nas cobranças de laterais.
Carreira
A boa nova mais promissora do
Fifa 2005 é o aperfeiçoamento do
modo Carreira, que transforma o
usuário em dirigente. É a oportunidade de escolher o seu time de
coração e, pelo menos virtualmente, tentar consertar as besteiras feitas pelos cartolas, contratando os atletas corretos e administrando bem o clube.
Junto com o multijogador via
internet, o modo Carreira ajuda a
prolongar a vida útil de Fifa 2005 e
mantê-lo desafiador.
No final das contas, Fifa 2005
mantém o estilo que sempre caracterizou a série, ou seja, um requinte gráfico inigualável, com a
reprodução fiel do rosto dos principais atletas na tela do PC. Mas
classificar o game como simulador de futebol não é o mais adequado, uma vez que a série Pro
Evolution Soccer (ou Winning
Eleven, no Japão) dá um banho de
realismo.
A versão demo do jogo, com
cerca de 86 Mbytes, está disponível em www.3dgamers.com/games/fifasoccer2005. Para jogar, é necessário um Pentium III
de 700 MHz ou equivalente, 128
Mbytes de RAM, CD-ROM de
32x, placa de vídeo 3D de 32
Mbytes e Windows. No Brasil, será distribuído pela Electronic Arts
(tel. 0/xx/11/5505-3713).
Théo Azevedo é editor do site
www.theogames.com.br
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