São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livraria lança engenho de busca

DA REPORTAGEM LOCAL

A livraria virtual Amazon (www.amazon.com) lançou a versão final da sua ferramenta de busca, que se chama A9 e está em a9.com. O buscador usa a tecnologia do Google, mas oferece alguns recursos a mais, dos quais o mais interessante é a possibilidade de fazer pesquisas no texto de livros à venda na Amazon.
A função só acessa alguns livros e é limitada às primeiras páginas de cada um deles. A A9 também faz pesquisas no Internet Movie Database, que é um dos melhores bancos de dados sobre cinema.
A ferramenta de busca oferece uma barra de pesquisa (toolbar.a9.com), que é compatível com o navegador Internet Explorer. Além de agilizar as pesquisas, ela atrai pelas funções exclusivas: permite fazer anotações relacionadas aos sites que você visita e permite que você acesse a sua lista de sites favoritos (bookmarks) em qualquer micro.
Infelizmente, a barra de pesquisa deve ser evitada por quem se preocupa com a privacidade. Quando ela é instalada, a Amazon passa a monitorar e gravar os endereços das páginas que você acessa. A empresa admite isso (toolbar.a9.com/-/company/toolbar-tou.jsp).
A Amazon tenta promover seu novo site oferecendo um desconto nos livros comprados por usuários do buscador A9. Infelizmente, ele é irrisório: apenas 1,57% (segundo a livraria, esse valor foi escolhido porque é metade do número pi). (BG)


Texto Anterior: Internet: Navegador barra anúncios e traz facilidades para acessar notícias
Próximo Texto: Diversão: Liga brasileira é novidade de Fifa 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.