|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Livraria lança engenho de busca
DA REPORTAGEM LOCAL
A livraria virtual Amazon
(www.amazon.com) lançou a
versão final da sua ferramenta de
busca, que se chama A9 e está em
a9.com. O buscador usa a tecnologia do Google, mas oferece alguns recursos a mais, dos quais o
mais interessante é a possibilidade de fazer pesquisas no texto de
livros à venda na Amazon.
A função só acessa alguns livros
e é limitada às primeiras páginas
de cada um deles. A A9 também
faz pesquisas no Internet Movie
Database, que é um dos melhores
bancos de dados sobre cinema.
A ferramenta de busca oferece
uma barra de pesquisa (toolbar.a9.com), que é compatível com o
navegador Internet Explorer.
Além de agilizar as pesquisas, ela
atrai pelas funções exclusivas:
permite fazer anotações relacionadas aos sites que você visita e
permite que você acesse a sua lista
de sites favoritos (bookmarks)
em qualquer micro.
Infelizmente, a barra de pesquisa deve ser evitada por quem se
preocupa com a privacidade.
Quando ela é instalada, a Amazon
passa a monitorar e gravar os endereços das páginas que você
acessa. A empresa admite isso
(toolbar.a9.com/-/company/toolbar-tou.jsp).
A Amazon tenta promover seu
novo site oferecendo um desconto nos livros comprados por
usuários do buscador A9. Infelizmente, ele é irrisório: apenas
1,57% (segundo a livraria, esse valor foi escolhido porque é metade
do número pi).
(BG)
Texto Anterior: Internet: Navegador barra anúncios e traz facilidades para acessar notícias Próximo Texto: Diversão: Liga brasileira é novidade de Fifa 2005 Índice
|