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SOFTWARE
Gerenciador de e-mail ganha filtro anti-spam; StarOffice, da Sun, é opção mais em conta para empresas
Outlook apresenta maior mudança no novo Office para XP
DA REPORTAGEM LOCAL
Com campanha de marketing
para atrair o usuário dos produtos
Microsoft, estava previsto para
ontem o anúncio mundial do Office 2003, pacote de aplicativos
que inclui, entre outros, editor de
textos, planilha de cálculos, banco
de dados e programa para e-mail.
A nova versão do Office -pacote líder no mercado, presente
em mais de 50% das empresas, de
acordo com estatísticas do instituto Gartner Group- chega com
a estratégia de maior integração
entre seus programas, com a linguagem XML para troca de dados.
Para o usuário comum, que já
tem o Office XP, as mudanças
mais importantes estão no Outlook. Na
versão 2003 foram incluídos novos programas, como o OneNote
2003 e o InfoPath 2003, que podem ser obtidos em avulso.
Apesar de a Microsoft estabelecer uma política de preços de
atualização de seus produtos, empresas que adotam esse pacote de
aplicativos já manifestaram descontentamento com o produto.
Motivo: a grande maioria dos
usuários em corporações não utiliza as novas características de cada nova versão do Office. Por outro lado, a Microsoft atacou com
uma estratégia para amarrar seus
clientes. No ano passado, a companhia anunciou que as empresas
que não adotassem a política de
manutenção, em que o cliente é
obrigado a pagar uma taxa anual,
teriam de recomprar o pacote na
próxima vez que quisessem uma
nova versão do Office. Isso significa pagar duas vezes mais o que os
clientes corporativos estavam
acostumados a desembolsar pela
atualização do programa.
O Gartner Group verificou, por
meio de estudos, o interesse desse
público por alternativas. Entre
elas, destaca-se o StarOffice, da
Sun, com previsão de alcançar
10% do mercado no final de 2004.
O StarOffice, que já foi gratuito,
oferece pacote com editor de textos, planilha, programa de apresentações e banco de dados, além
de compatibilidade com entre os
programas da Microsoft.
O preço é outro atrativo. Em vez
de pagar de R$ 1.300 a R$ 1.600 pelo Office, o StarOffice 7 custa US$
79,95 (www.sun.com/software/star/staroffice). Parece irônico,
dizem especialistas, que a Sun esteja ganhando presença no mundo Windows. Mas, com a implementação de melhorias significativas em atualizações do StarOffice -a partir da versão 6-, esse
produto é uma opção para quem
quer diminuir sua dependência
com programas da Microsoft.
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