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São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

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SOFTWARE

Gerenciador de e-mail ganha filtro anti-spam; StarOffice, da Sun, é opção mais em conta para empresas

Outlook apresenta maior mudança no novo Office para XP

DA REPORTAGEM LOCAL

Com campanha de marketing para atrair o usuário dos produtos Microsoft, estava previsto para ontem o anúncio mundial do Office 2003, pacote de aplicativos que inclui, entre outros, editor de textos, planilha de cálculos, banco de dados e programa para e-mail.
A nova versão do Office -pacote líder no mercado, presente em mais de 50% das empresas, de acordo com estatísticas do instituto Gartner Group- chega com a estratégia de maior integração entre seus programas, com a linguagem XML para troca de dados.
Para o usuário comum, que já tem o Office XP, as mudanças mais importantes estão no Outlook. Na versão 2003 foram incluídos novos programas, como o OneNote 2003 e o InfoPath 2003, que podem ser obtidos em avulso.
Apesar de a Microsoft estabelecer uma política de preços de atualização de seus produtos, empresas que adotam esse pacote de aplicativos já manifestaram descontentamento com o produto.
Motivo: a grande maioria dos usuários em corporações não utiliza as novas características de cada nova versão do Office. Por outro lado, a Microsoft atacou com uma estratégia para amarrar seus clientes. No ano passado, a companhia anunciou que as empresas que não adotassem a política de manutenção, em que o cliente é obrigado a pagar uma taxa anual, teriam de recomprar o pacote na próxima vez que quisessem uma nova versão do Office. Isso significa pagar duas vezes mais o que os clientes corporativos estavam acostumados a desembolsar pela atualização do programa.
O Gartner Group verificou, por meio de estudos, o interesse desse público por alternativas. Entre elas, destaca-se o StarOffice, da Sun, com previsão de alcançar 10% do mercado no final de 2004.
O StarOffice, que já foi gratuito, oferece pacote com editor de textos, planilha, programa de apresentações e banco de dados, além de compatibilidade com entre os programas da Microsoft.
O preço é outro atrativo. Em vez de pagar de R$ 1.300 a R$ 1.600 pelo Office, o StarOffice 7 custa US$ 79,95 (www.sun.com/software/star/staroffice). Parece irônico, dizem especialistas, que a Sun esteja ganhando presença no mundo Windows. Mas, com a implementação de melhorias significativas em atualizações do StarOffice -a partir da versão 6-, esse produto é uma opção para quem quer diminuir sua dependência com programas da Microsoft.


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