São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

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macworld 2008

Apple revisita os computadores portáteis

BANHO DE LOJA Steve Jobs anuncia retoques em alguns de seus produtos e serviços e apresenta o superfino MacBook Air

RODOLFO LUCENA
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Há um ano, a Apple eliminou de seu nome a palavra computador. Agora, na MacWorld 2008, a empresa fez de um deles a estrela da festa, colocando no centro das atenções o que apresentou como o mais fino laptop do mundo, o MacBook Air, que tem menos de meio centímetro de espessura no seu lado mais fininho.
Foi uma espécie de autocrítica o que se viu no evento, realizado na semana passada em San Francisco. A Apple, que chegou às massas pelo som do iPod e pelo toque do iPhone, revisitou o mundo da informática tradicional e parece ter reagido às críticas sofridas em 2007.
O iPhone, por exemplo, foi um estrondoso sucesso, com 4 milhões de unidades vendidas em apenas 200 dias de comercialização, como lembrou Steve Jobs, o carismático CEO e co-fundador da Apple, na palestra na abertura da MacWorld.
Mas era estranho o produto não ter um sistema de localização; faltava-lhe o GPS, como apontaram várias resenhas. Pois continua sem GPS, mas tem um sistema de mapas que, a julgar pelo apresentado por Jobs na MacWorld, vai funcionar tão bem quanto qualquer concorrente. Criado em parceria com o Google, identifica o local em que o usuário está com base em triangulação de pontos de acesso (hot spots) Wi-Fi e redes de celular.
Outro produto reciclado foi a Apple TV, que Jobs admitiu não ter sido o sucesso esperado. Ele foi generoso com o desempenho do produto, incluído por vários sites especializados nas listas de piores do ano.
Pois a Apple TV passa a ser a porta de entrada para o mundo do aluguel de vídeos diretamente da TV pela internet, sem o intermédio do computador. Não se trata de uma novidade no mercado norte-americano, mas a promessa agora é ter uma ampla videoteca de clássicos e oferecer ainda as novidades dos grandes estúdios, todos parceiros da Apple na empreitada, 30 dias depois do lançamento em DVD. E terá também ofertas em alta definição. Tudo via loja on-line iTunes, que não está disponível para os brasileiros.
Em compensação, o superfino MacBook Air deve chegar ao Brasil a partir de março. O preço sugerido é de R$ 6.499. Com tela de 13,3 polegadas, processador de 1,6 GHz e disco de 80 Gbytes, sem gravador de DVD, é vendido nos EUA por US$ 1.799.
Para comparação, a Best Buy (www.bestbuy.com) oferecia na semana passada um laptop com tela de 14 polegadas, disco maior e gravador de DVD por US$ 699.
O que o Air da Apple oferece a mais é leveza, design, elegância, status. E alguns recursos bacaninhas, como o controle de algumas funções com movimento dos dedos no trackpad -por exemplo, aumentar e reduzir fotos e tamanhos de letras. Isso dificilmente fará dele um produto de massa. Mas pode transformá-lo no queridinho dos descolados.


O jornalista RODOLFO LUCENA viajou a San Francisco a convite da Apple


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