São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faroo e YaCy fazem busca na web usando arquitetura P2P

EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Faroo (www.faroo.com) e o YaCy (www.yacy.net) são dois sistemas de busca que inovam ao utilizar rede P2P (ponto-a-ponto), em que os computadores conectam-se uns aos outros, como no BitTorrent.
A troca de dados é descentralizada, e a infra-estrutura é formada pelos próprios usuários -diferente do modelo cliente-servidor, utilizado pela maioria dos buscadores. Assim, não é preciso gastar fortunas para montar e manter um sistema.

Faroo
O Faroo faz com que as páginas visitadas sejam automaticamente incluídas no índice do sistema de busca e monta um ranking dos sites mais relevantes. O usuário faz as pesquisas e, enquanto navega, colabora com os resultados das mesmas.
As buscas, feitas pelo navegador, têm bons resultados, apesar do baixo número de usuários -o Faroo está em fase de testes. A interface é semelhante à do Google, com links para páginas armazenadas e publicidade em forma de texto. É possível ativar a exibição de miniaturas das páginas listadas.

YaCy
Ao contrário do Faroo, o YaCy é um programa de código aberto, o que permite que desenvolvedores ajudem a melhorá-lo ou personalizá-lo.
Isso e as configurações oferecidas na interface padrão, acessada pelo navegador, tornam o YaCy bem mais flexível do que o Faroo. Seu visual complexo, porém, pode assustar o usuário mais comum.
As buscas podem ser feitas por categorias: texto, imagens, áudio, vídeo, aplicações.
Os dois programas -principalmente o YaCy, que usa a plataforma Java- consomem bastante memória RAM e exigem muito do processador.


Texto Anterior: Na web 3.0, sites buscarão pelo sentido
Próximo Texto: Mecanismos visuais criam mapa da rede com resultados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.