UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simulador de combate dá liberdade ao jogador

Reprodução
Cena de Freelancer, em que o jogador pilota uma nave espacial


ESPECIAL PARA A FOLHA

Freelancer é um jogo de combates espaciais da Microsoft cuja principal característica é a liberdade proporcionada ao jogador, que assume o papel de Edison Trent, um piloto independente atrás de reputação e fortuna no universo de Syrius, que tem suas riquezas disputadas por sobreviventes de quatro populações.
Em Freelancer, tudo gira em torno do dinheiro, usado para consertar e aprimorar a nave ou para comprar modelos melhores. Para conseguir a grana vale desde se aventurar como caçador de recompensas, exterminando bandidos em locais remotos do espaço sideral, até bancar o comerciante, transportando mercadorias de um planeta para o outro.
Para adquirir informações e ficar por dentro das missões disponíveis, nada melhor que uma visita ao bar. Embora haja uma campanha principal que desenvolve o enredo, diversas missões auxiliares são propostas ao jogador para que ele consiga mais dinheiro.
Freelancer não traz teclas e mais teclas de funções e comandos. Pelo contrário: com uma mão no teclado e outra no mouse, o jogador controla facilmente o game, dispensando o uso de joystick. Isso agrada a quem gosta de ação, mas pode decepcionar os fãs dos jogos espaciais mais complexos.
Outro aspecto que chama atenção em Freelancer é o visual repleto de cores e efeitos especiais. A trilha sonora, caracterizada pelo som dos disparos e pela comunicação via rádio, ajuda a inserir o jogador no clima do game.
Freelancer é gigantesco e repleto de ação. O enredo poderia ter sido trabalhado para que as missões adicionais não ficassem tão "soltas" (elas tentam esticar uma trama sem muitas surpresas).
Mas, se ficar repetitivo ou cansativo jogar sozinho, basta partir para o modo multijogador via rede local ou internet.
Para jogar Freelancer (R$ 99; tel. 0/xx/11/3444-6844), é necessário ter um Pentium de 600 MHz, 128 Mbytes de RAM, CD-ROM de 8x, 900 Mbytes de disco rígido, placa de vídeo com 16 Mbytes e sistema Windows 98, Me, 2000 ou XP.


Texto Anterior: Entretenimento: Proteção de aliados é essencial em game
Próximo Texto: Tecnologia: Rede elétrica é aposta para internet em banda larga
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.