São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Bordéis são base para mapa inteligente

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O futuro da internet flerta com o passado remoto. A chamada profissão mais antiga do mundo está no centro do Bitchmaps (www.bitchmaps.com), projeto que une os endereços do fórum de um enorme guia on-line de garotas de programas ao Google Maps.
"O objetivo é experimentar, com o conceito de geotagging [marca geográfica em dados da internet] aplicado a uma base que não tivesse sido propriamente preparada para o assunto", disse um dos criadores do serviço, que prefere se identificar apenas como Chester, em entrevista por e-mail à Folha.
Ele é o criador, com a ajuda de amigos, do mashup (mistura de recursos de diferentes origens) que está no ar há menos de um mês e recebe cerca de 700 visitas diárias.
A escolha do tema, diz ele, foi motivada pela quantidade de endereços no site que serviu de base, que não tem ligação com o projeto, e pelo "aspecto lúdico", no dizer de Chester. "A cena de alguém, no meio da rua, resolver, do nada, procurar os serviços ofertados pelo site foi um grande motivado para trabalhar esses dados", contou.

Web 3.0
A criação de Chester tem relação com a internet semântica ou web 3.0, quando os dados da rede vão ser interpretáveis pelas máquinas. Por exemplo, um programa vai identificar e diferenciar, sozinho, os endereços de pizzarias e de lojas de tênis em um site e jogá-los em um mapa. Para isso, o ideal é que o site seja feito com códigos apropriados -a mudança é nos bastidores da página.
Como a página que serviu de base de dados não foi feita dessa forma, Chester chama seu projeto de "quase uma web 2.5". "[É] uma ponte entre o hoje e o amanhã", que dá o "gosto da interatividade" da próxima geração da internet.

Google Earth
O Bitchmaps pode ser visualizado diretamente no navegador ou por meio de um arquivo KML -padrão criado para o Google Earth que, na semana passada, foi adotado por uma instituição internacional de formatos.
O Google Earth, navegador geográfico (earth.google.com), ganhou, na semana passada, uma nova versão, com novidades na manipulação da luz solar, entre outras.

Políticos
Antes da prostituição, Chester usou a política como tema de projeto. Ele participou da criação de Golpe, o Super Trunfo dos Políticos Brasileiros (stoneagescanners.com/golpe), jogo que repercutiu internacionalmente.

GENTE.COM.BR
A partir de maio, o registro de um domínio .com.br poderá ser feito por pessoas físicas, por meio do CPF. Antes esse final de endereço na internet estava reservado a um cadastro que demandava CNPJ.

OSCAR DA REDE
A votação para a escolha do público no Webby Awards, considerado o Oscar da rede, termina em uma semana. Para votar, entre em pv.webbyawards.com.

OSCAR 2.0
Veja em www.webware.com os cem aplicativos e serviços de web 2.0 que ganharam o prêmio Webware 2008. Os concorrentes receberam quase 2 milhões de votos.

SAFARI SEGURO
O navegador Safari teve a falha explorada em um MacBook Air durante o concurso hacker da CanSecWest, há um mês, arrumada. Baixe a versão 3.1.1 corrigida em www.apple.com/support/downloads/safari311.htm.

BRASIL ATRÁS
O Brasil não foi o primeiro país do mundo a ganhar os aplicativos desenvolvidos com a plataforma OpenSocial no Orkut. A Índia fai a nação a ter a primazia. Mas, para ver o que está disponível, basta colocar Índia no país do perfil. Até a última segunda-feira, eram pouco programas -entre jogos, monitoramento de amigos e quiz bíblico.


Texto Anterior: 140 letras ou menos
Próximo Texto: Entrevista - Steve Wozniak: Tecnologia precisa se adaptar ao ser humano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.