São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Aparelho reproduz MP3 com qualidade

FLEXÍVEL > Produto da Philips foca modelos diferentes do iPod, mas também tem entradas USB e para cartões de memória

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O MP3 foi um dos primeiros formatos de compressão de áudio com perdas a surgir no mundo digital. Sua popularização foi bastante grande e rápida devido aos softwares de troca de arquivos via internet, como o Napster e o Kazaa.
Em seguida, foram criados os tocadores de MP3, dispositivos de médio ou pequeno portes capazes de reproduzir o formato MP3 e também diversos outros padrões de áudio. Um dos reprodutores de mídia que faz bastante sucesso hoje é o iPod, da Apple.
A Philips criou um aparelho de som, chamado de Sistema Docking Entertainment DC910, capaz de se conectar ao iPod e possibilitar o controle e a reprodução, no ambiente, das músicas contidas no tocador portátil.

Aparelho
O aparelho de som, além de conter a entrada para a conexão com o iPod, ainda dispõe de outras quatro entradas: uma USB 1.1, que permite a conexão de dispositivos externos USB, como pendrives, uma para conexão direta com cartões de memória do tipo SD e MMC e duas entradas estéreo auxiliares de 3,5 mm para conectar outros dispositivos que sejam compatíveis com essa entrada, como um tocador de CD. O aparelho também possui rádio FM estéreo com possibilidade de memorizar automaticamente a sintonia de até 20 estações.
A conexão com o iPod é realizada na parte frontal do aparelho, onde também estão localizados todos os botões de controle como volume, avanço e retrocesso de faixa e avanço e retrocesso de álbuns. Um visor de cristal líquido de cor azul localizado também na parte frontal exibe o modo em que o aparelho se encontra: iPod, USB/cartão de memória, auxiliares ou rádio FM.
Para obter um bom acoplamento do iPod ao aparelho de som, estão incluídos no produto três diferentes adaptadores que se encaixam perfeitamente no tocador, conforme o modelo. São diversas as versões de iPods que funcionam com o aparelho de som, entretanto o Shuffle não é suportado.
O controle remoto, que acompanha o produto, possui as funções básicas para controlar o aparelho de som. Um defeito encontrado durante os testes foi no controle, que deixou de operar quando as músicas são escolhidas diretamente pelo iPod, e não pelo aparelho de som. Porém a solução para o problema é simples. Basta pressionar a tecla Menu do controle remoto para que ele volte a operar corretamente.
A leitura das músicas de um dispositivo USB ou de um cartão de memória, quando em modo USB, pode ser um pouco demorada. O aparelho de som funciona em dois modos diferentes de consumo de energia, o modo de espera e o modo econômico. Quando em modo de espera, o visor de cristal líquido fica aceso, indicando a hora, e o iPod tem a bateria carregada, caso haja algum conectado ao aparelho de som. Já no modo econômico, o visor fica apagado e não é possível carregar o iPod.
O aparelho possui ainda a função de despertador. É possível programar um horário para que ele ligue automaticamente. E existe uma função para determinar um tempo para que ele desligue sozinho. A primeira impressão que tivemos do aparelho é de que ele não é muito potente por não possuir caixas acústicas muito grandes. Porém seus seis alto-falantes internos são capazes de gerar uma potência máxima de saída de 15 watts RMS por canal, o que garante uma boa qualidade de som.
Com o volume muito alto, o som grave é um pouco distorcido. Porém esse é um resultado esperado e normal, já que a potência de saída não é muito grande. O manual do usuário é todo escrito em português e explica de forma bastante clara todas as funções do aparelho.

Conclusão
É de se esperar que, dentro de alguns anos, mídias ópticas de armazenamento de dados como o CD, o DVD e, mais recentemente, o Blu-ray, sejam substituídas por cartões de memória como os utilizados em máquinas digitais e também por pendrives. Eles são mais resistentes e têm acesso mais rápido aos dados, já que não possuem partes mecânicas.
Caso isso ocorra, o aparelho de som da Philips já estará preparado para suportar mídias na forma de cartão de memória e dispositivos USB.
Seu preço sugerido é de R$ 899. Com todas essas vantagens e inovações, o Sistema Docking Entertainment DC910 da Philips tem uma boa relação custo/benefício.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP. JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


Texto Anterior: Trackmania: Jogo fica gratuito
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Arquive documentos na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.