São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Arquive documentos na internet

Quando teremos, afinal, nossos arquivos on-line de forma prática, gratuita e com um bom espaço? Tenho um laptop e um desktop, trabalho viajando e já tentei sincronizar, fazer uploads e usar contas de diversos servidores, mas desisti de tudo. Uso contas do Gmail para buscas, mas não consigo organizá-las como gostaria.
André Ribeiro

Resposta: À medida que ficamos cada vez mais conectados à internet é natural que a tratemos como uma extensão de nossos micros. A tendência é que aumente cada vez mais a dependência de informações on-line, sejam elas de terceiros ou de material que nós mesmos criamos. Um disco virtual, disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, é algo bem real e possível de se obter.
Tecnicamente já temos tudo o que precisamos, mas esbarramos em questões práticas. O primeiro é a banda larga. Ainda estamos longe de ter uma velocidade compatível com as necessidades da vida real.
Só para ter uma idéia, baixei a versão de atualização do Windows Vista, que tinha 544 Mbytes de tamanho, em três horas. Ou seja, para você copiar o conteúdo de um CD de 700 Mbytes você não leva menos do que quatro horas com uma conexão padrão de banda larga.
Usando um pendrive, essa quantidade de dados é transferida em alguns minutos.
O site que mencionei em coluna da Folha Online, o transfer bigfiles.com, é uma opção para quem quer compartilhar um arquivo, mas tem limitações quanto ao tamanho e ao tempo que o arquivo fica disponível para download.
O site www.xdrive.com oferece um disco gratuito de 5 Gbytes ou uma versão de 50 Gbytes, que é paga.


Texto Anterior: Teste USP: Aparelho reproduz MP3 com qualidade
Próximo Texto: Organize MP3 para gravação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.