São Paulo, quarta-feira, 23 de maio de 2007

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Vista trava interação de PC e portátil

DA REPORTAGEM LOCAL

Celulares com sistema Windows Mobile não convivem pacificamente com o Vista, e as fabricantes, as operadoras e a própria Microsoft batem cabeça na hora de ajudar o consumidor brasileiro.
O programa Windows Mobile Device Center (www.microsoft.com/windowsmobile), responsável pela troca de dados entre celular e computador, é repleto de imperfeições sem solução.
Sem o Device Center, é possível acessar o conteúdo dos smartphones no micro, mas eventos, contatos e e-mails não são sincronizados.
A reportagem usou um smarphone no Vista Ultimate. Ele foi reconhecido pelo sistema, mas o Device Center apresentou problemas em dois PCs diferentes -mostrando mensagens de erro não contidas em seu manual.
Ao contatar o suporte da operadora e da fabricante, a indicação foi a de procurar a Microsoft. O grande problema: a produtora do Windows não presta socorro aos usuários do Device Center.
Quem procurar a empresa será orientado a falar com a fabricante ou ouvirá que seu problema não tem solução.
Esconde-esconde
A Microsoft, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que o consumidor deve primeiro procurar a operadora e, em seguida, a fabricante.
Depois disso, pode ligar para o suporte da Microsoft e buscar orientações (0800 888 4081). As fabricantes ouvidas pela Folha dizem ser responsáveis só por problemas no ActiveSync, soft de sincronização que acompanha os smartphones e que não tem versão para o Vista.
Para o Procon-SP a culpa, em caso de problemas, é de todas as empresas envolvidas. O Código de Defesa do Consumidor prevê a responsabilidade solidária dos vários fornecedores na questão. (JB)


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