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São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

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PESQUISA NACIONAL

Conheça buscadores regionais, que apresentam resultados mais específicos que os dos grandes sites

Serviços globalizados oferecem cor local

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Google (www.google.com), o Yahoo! (www.yahoo.com) e o AltaVista (www.altavista.com) são endereços obrigatórios para todo internauta que faz pesquisas na internet. Os três trazem versões localizadas em vários idiomas.
O primeiro procura do alemão ao turco, passando pelo espanhol, o português, o russo e o tcheco e em 36 países. O segundo tem portais em 25 países, com buscas de páginas para todos eles. O terceiro marca presença em 26 países.
Se a idéia é fazer uma pesquisa nacional, o Yahoo! é a melhor porta de entrada, pois, no pé da página de resultados de cada um de seus portais, ele indica outros sites de busca.
Em alemão, por exemplo, vá ao de.yahoo.com e digite Bradenburg Berlin no campo de buscas, caso queira saber algo a respeito do portão de Brandenburgo, em Berlim. No final da página de resultados, há indicações para o AltaVista alemão e para outros sites germânicos.
O mesmo vale para o idioma espanhol. Entre em es.yahoo.com e digite Madrid. O internauta vai encontrar uma lista de diretórios e, no pé da página, outros sites de busca, que podem estar até em castelhano e catalão.
Esse exemplo não se aplica ao Yahoo! brasileiro (br.busca.yahoo.com). Ou seja, se quiser pesquisar sobre futebol, o índice trará os resultados, mas não apontará mecanismos de busca nacionais. Nesse caso, melhor partir para os brasileiros.
Há, por exemplo, o Radar UOL (radaruol.uol.com.br), o Miner (miner.bol.com.br), que faz uma metabusca (pesquisa simultânea nos principais sites de pesquisa), o MSN (search.msn.com.br), o Terra (buscador.terra.com.br) e o Todo (www.todobr.com.br).


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