UOL


São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas ajudam em procura na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos grandes mecanismos de pesquisa oferece recursos de busca avançada. Essa modalidade costuma vir na página em formato de um botão ou link. Se o internauta se atrever a fazer essa navegação, vai se dar conta de que é possível estabelecer mais parâmetros para refinar a pesquisa e obter melhores resultados.
No caso de metabuscadores, que fazem a pesquisa simultânea em vários sites de pesquisa, como o Miner (miner.bol.com.br), é possível determinar na própria página o que se quer. No primeiro campo, é preciso digitar o assunto. No segundo, há as opções de escolher "todos os sites de pesquisa", "sites de busca brasileiros", "sites de busca nacionais", "sites de busca internacionais" ou por assuntos específicos, como áudio, vídeo e livros.
Caso o internauta domine idiomas estrangeiros e queira buscar um assunto em uma determinada língua, a dica é pesquisar na versão do Google para o idioma desejado. Entre direto em www.google.com e clique no link Ferramentas de idiomas. A próxima página trará dois campos. O primeiro traz "qualquer idioma" e uma lista de idiomas com opções do alemão ao turco. O segundo campo faz uma pesquisa localizada por país. Aparece "qualquer país" e, em seguida, as opções de Áustria a Vietnã.
Outra dica para quem quer refinar a pesquisa é utilizar exatamente a frase no idioma escolhido. Exemplo: no www.google.com.br, digite "o que é URL" (sem aspas). Virão 504 mil resultados. Se puser aspas, o internauta obterá 76 respostas. Provavelmente, a definição correta estará nos primeiros três sites.
Mais: as pesquisas sempre devem ser refeitas, pois os sites mudam continuamente. Muitas vezes, os melhores endereços de busca trazem páginas que já não estão mais no ar.
Ou seja, é bom guardar os endereços de procura na sua pasta de favoritos do navegador e atualize as pesquisas. Claro que fatos históricos não mudam, mas a página, sim. (MZ)


Texto Anterior: Serviços globalizados oferecem cor local
Próximo Texto: Pegue caracteres para navegador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.