São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

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Adrenalina e simpatia marcam estréias

DO ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

Uma jovem asiática capaz de subir escadas em alta velocidade e pular de um prédio para outro, praticando o novidadeiro esporte parkour, é a estrela de Mirror's Edge, uma das estréias vistas em Los Angeles na semana passada.
No game, que começa parecendo um tradicional jogo de tiro, as aventuras são bem diferentes do habitual, exatamente porque boa parte da ação acontece no topo de prédios, como é o estilo do esporte urbano que o inspira.
Agradando aos jogadores de bom coração, Mirror's Edge pode ser completado sem que seja disparado nem sequer um tiro.
É bem diferente de Dead Space, da mesma Electronic Arts, um jogo de horror em que é preciso desmembrar os monstros para tirá-los definitivamente de ação.
A atmosfera sombria e sanguinolenta absorve quem está do outro lado da tela.
Outro que trilha pelo terreno da violência é I am Alive. Mostrado pela Ubisoft somente em vídeo, o jogo tem como mote a luta pela sobrevivência em situação-limite.
Além do vídeo, pouco foi divulgado sobre o game, ambientado em um cenário de pós-destruição, quando a água se torna motivo de confronto.
Dead Space, Mirror's Edge e I am Alive saem para PS3 e Xbox 360; o computador só não receberá I am Alive.

Simpatia
LittleBigPlanet, exclusivo para PS3, chama a atenção pela direção de arte, com visual colorido e bonecos de estopa que expressam emoções. O objetivo é utilizar elementos do cenário para conduzir os bonecos ao final da fase. Podem jogar quatro pessoas.
Outra aposta inovadora do console da Sony é Flower, cuja idéia é usar jardins virtuais para relaxar quem está do outro lado da tela. Há alguns objetivos intermediários, como descobrir pontos secretos espalhados pelos vastos cenários, mas a idéia do jogo, basicamente, é explorar a interação.
Aproveitando o vento, por exemplo, é possível guiar pétalas de flores pelo ar e fazer com que interajam com o ambiente e com as flores.
Já no simpático de Blob (com "d" minúsculo mesmo), que chega para Wii, além de PC e Nintendo DS, o jogador conduz uma bolha, que faz de uma cidade seu playground particular, por parques e avenidas.
Para devolver as cores ao local, é preciso acertar criaturas e máquinas. O game cria uma mistura de quebra-cabeça e brinquedo de colorir.
Os amantes da velocidade, por sua vez, têm pelo menos duas novas opções para 2008.
Uma delas é Baja, corrida com veículos 4x4 em cenários de deserto. A ambientação, com horizontes vastos, cânions e céu azul, fascina os olhos, mas na pista é a poeira que levanta, na tentativa de manter o veículo na disputa.
Já Pure coloca na pista os quadriciclos ATV, em provas nas quais, para chegar em primeiro lugar, é preciso também usar e abusar de manobras insanas em pleno ar. De acordo com a performance, uma barra é preenchida. Dessa forma, jogador usa o turbo para ganhar acesso a atalhos.
Baja terá versões para Play- Station 3 e Xbox 360; Pure acelera nos consoles e no PC. (TA)


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