São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Reduza chances de receber spam

Martírio de quase todos que utilizam e-mails em seu cotidiano, os spams, ou e-mails não solicitados, fazem parte de um exército de pragas virtuais que precisamos combater constantemente, sem baixar a guarda.
Empresas e pessoas que enviam spams utilizam todas as tecnologias possíveis para capturar o seu e-mail, mas também fazem uso da ingenuidade de muitos internautas, que dão de graça seu endereço.
Veja a seguir como se proteger e como diminuir as chances de seu e-mail parar em uma lista de spam.
Para começar, desative confirmações de leitura de e-mails. É comum que algumas pessoas configurem os seus programas para pedir uma confirmação da leitura.
Remetentes de spam às vezes recorrem a esse recurso, e responder a tais solicitações pode ajudá-los a ver que um endereço existe.
Portanto responda a solicitações apenas de pessoas que você conhece.
Para desativar as confirmações de leitura, faça o seguinte: no menu Ferramentas, clique em Opções e em Opções de e-mail. Clique em Opções de controle e use essa opção para decidir como responder a solicitações de confirmações de leitura. Em Somente aplicável a contas de e-mail na internet, clique em Nunca enviar resposta ou, então, Perguntar antes de enviar resposta.
Bloqueie imagens em mensagens de HTML que remetentes de spam usam, como web beacons (GIFs invisíveis). Uma das técnicas de confirmar um e-mail é a inclusão de uma imagem transparente dentro da mensagem, que contém um link para um servidor externo.
Quando você abre uma mensagem que contém esse tipo de recurso, está confirmando que o seu e-mail é válido. O Outlook 2007, por exemplo, possui como padrão não baixar imagens automaticamente de um e-mail formatado como HTML.
Embora muitos usuários desgostem desse padrão, ele minimiza as chances de confirmação. Quem usa esse programa pode configurá-lo para permitir que as imagens sejam baixadas automaticamente de remetentes confiáveis.
Algumas atitudes também colaboram. Por exemplo, não encaminhe correntes. Além de aumentar o volume de tráfego de e-mails na rede, ao encaminhar uma mensagem de corrente, você certamente vai incomodar a maioria das pessoas às quais enviou e que, por serem suas amigas e por educação, não mandam um e-mail malcriado como resposta.
Pior ainda quando você manda uma mensagem colocando todos os endereços de e-mail no campo Para, o que acaba expondo o endereço de todos que estão ali mencionados.


Texto Anterior: Microsoft abre Live Mesh e volta atrás
Próximo Texto: Busca: Aprenda truques de pesquisas no Google
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.