São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira algumas dicas que ajudam na hora da escolha

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre o menor preço ou a aparência feérica são os melhores critérios para escolher o monitor mais indicado. Veja a seguir dicas que podem ajudar na hora da compra.

 

Tamanho da tela
Os monitores de 15 polegadas servem melhor para as atividades comerciais, pois consomem menos espaço e energia e causam menos fadiga visual. Como não emitem radiação nociva, permitem aos operadores utilizar o computador por mais tempo sem terem de descansar os olhos. Mas se o objetivo for substituir o televisor na hora de ver DVDs ou ligar o console de videogame, as telas de 17 e 19 polegadas levam vantagem.

Brilho e contraste
O brilho indica o nível de preto que o monitor pode exibir. Quanto maior o valor de candelas por metro quadrado, maior é a capacidade do monitor de exibir imagens em ambientes iluminados. O contraste serve para ajustar o nível de brilho do monitor sem reduzir a definição das imagens exibidas. Um nível de brilho muito elevado pode reduzir a nitidez das imagens. Uma TV doméstica possui contraste de 5.000:1. Para ver TV com conforto, o mínimo de contraste aceitável no monitor de cristal líquido é 500:1. Verifique isso com o vendedor ou no site do fabricante antes de fechar negócio.

Formato
Monitores widescreen, com tela em formato de cinema, estão chegando ao mercado. Cuidado. Nem sempre as imagens exibidas terão a proporção correta respeitada, podendo distorcer horizontalmente a fonte original. Alguns monitores widescreen, cortam as laterais de imagens em formato de cinema. Antes de comprar, verifique se sua placa de vídeo atinge as resoluções suportadas pelo monitor.

Conexões
As entradas VGA (analógicas) ainda são as mais comuns, mas placas de vídeo com saída DVI (digital), pedem monitores atualizados. As imagens ficam mais nítidas e existem adaptadores para ligar um toca-DVD co saída HDMI no seu monitor.
Alguns modelos apresentam entradas USB adicionais.

Tempo de resposta
Medido em milissegundos (ms), indica o intervalo de tempo que um pixel leva para trocar de cor. Monitores com tempo de resposta inferior a 8 ms são ideais para imagens em movimento, como games de ação. Os mais modernos, com tela de 19 polegadas, já atingem a taxa de 4ms. A escolha da velocidade mais baixa nem sempre é garantia de nitidez e pode comprometer a performance de filmes. Alguns fabricantes utilizam filtros eletrônicos para conseguir acelerar os monitores, degradando a imagem.

Uniformidade
As telas de cristal líquido são iluminadas por duas lâmpadas localizadas no topo e na base do monitor. Espelhos são utilizados para direcionar a luz aos outros pontos da tela. Nem sempre a distribuição dessa iluminação é uniforme. Escolha o monitor que demonstrar menor distorção nos pontos iluminados. O ideal é fazer a comprar em algum lugar com iluminação semelhante à do ambiente onde ele será utilizado.

Cor da moldura
Molduras escuras são melhores para visualizar imagens em movimento, proporcionando uma referência de contraste para o olho humano.

Dublê de TV?
Os monitores LCD tendem a evidenciar os defeitos da transmissão. Por isso, assistir à TV convencional no computador usando placas de sintonização é viável apenas para quem recebe o sinal de TV paga.

HDTV
Com a chegada da TV digital, optar pelos monitores LCD com resolução de 1.024 por 768 pixels permitirá assistir a conteúdos em alta definição. (FB)


Texto Anterior: Vantagens do LCD
Próximo Texto: Reportagem de capa: Confira testes das marcas mais vendidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.