São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Confira testes das marcas mais vendidas

AVALIAÇÃO A brasileira Waytec lidera o mercado nacional, seguida pelas coreanas LG e Samsung; monitores menores têm a vantagem do preço mais baixo, enquanto os maiores proporcionam imagens mais nítidas e oferecem mais conforto

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha testou os monitores LCD fabricados por LG, Samsung e Waytec em um ambiente de trabalho normal, com iluminação de lâmpadas fluorescentes. Não foram utilizados equipamentos de medição, e as impressões são subjetivas.
Para avaliar o desempenho em vídeo digital e em filmes, foi usado um arquivo em MPEG-4 e os DVDs "O Núcleo" e "Laranja Mecânica" em formato widescreen (de cinema). Os dois filmes foram escolhidos por apresentarem cenas com grande variação de contraste e cenas bem movimentadas.
Para aferir o desempenho em jogos, escolhemos The Need For Speed Most Wanted (Eletronic Arts). Todos os monitores foram avaliados com as configurações originais e a resolução nativa de cada modelo.
As marcas foram escolhidas por serem as mais vendidas no país, segundo o mais recente relatório do IDC, que analisou o mercado do ano passado.
No quadro ao lado, você confere as características dos modelos testados. As avaliações estão nos textos abaixo.

Mercado
Outros fabricantes também atuam no segmento, mas Samsung e LG levam vantagem por fabricarem suas próprias telas de cristal líquido. As opções tendem a aumentar com a política fiscal conhecida como "MP do Bem", que oferece isenção de Confins e de PIS para produtos de informática no valor de até R$ 3.000.
Muitos modelos importados chegam ao país em condições competitivas. É o caso do monitor widescreen de 19 polegadas Viewsonic VA1912, oferecido na loja virtual da fabricante de computadores Preview (www.preview.com.br) por R$ 1.399.
As telas de cristal líquido em formato widescreen são úteis para quem precisa trabalhar com duas páginas em tamanho A4 abertas ao mesmo tempo. Mas seu uso requer que o sistema operacional reconheça o formato. O Windows XP SP2 permite que os centímetros a mais na largura sejam utilizados sem distorção (achatamento) das imagens.
Telas maiores, entre 23 polegadas e 42 polegadas, são utilizadas em casos em que mais de uma pessoa precisa verificar o resultado de alguma tarefa. (FB)


Texto Anterior: Confira algumas dicas que ajudam na hora da escolha
Próximo Texto: Telas de 15 polegadas são indicadas para quem busca preços mais baixos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.