São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telas de 15 polegadas são indicadas para quem busca preços mais baixos

DA REPORTAGEM LOCAL

As três empresas que lideram o mercado brasileiro oferecem opções de monitores LCD com 15 polegadas de tela. Apesar da semelhança de tamanho, as propostas dos aparelhos testados pela Folha são completamente diferentes. O modelo FW 1520 é fabricado pela Waytec, brasileira especializada em terminais comerciais.
Com características multimídia, possui entrada e saída estéreo com plugue p2 na parte traseira, local pouco acessível para uso intenso. O som produzido é fraco, inferior ao daquelas caixinhas genéricas, acompanhando o desempenho de vídeo, também mediano.
Os ajustes de contraste, de cor e de brilho são feitos com o uso de botões disponíveis na parte frontal do gabinete.
Para achar o melhor registro, é preciso usar o método de tentativa e erro -nos concorrentes, o sistema oferece orientações para calibrar o monitor conforme a tarefa (filmes, jogos e internet).
Para imagens, games e filmes, esse produto não é a escolha ideal. O tempo de resposta elevado, de 16 ms, provoca fantasmas na imagem, com digitalização excessiva (aparecem os quadradinhos que formam as imagens, especialmente em cenas de movimento) e pouca fidelidade de cores.

Acabamento superior
Teoricamente, monitores com a mesma resolução deveriam se comportar da mesma forma. Desmentem essa tese os monitores L1550 e 540N, de origem coreana, mas fabricados no Brasil pela LG e pela Samsung, respectivamente. Apresentam design e acabamento superiores, claramente voltados ao consumidor doméstico.
As molduras finas dão a impressão de que a tela é maior. Sem compromisso com geração de som, apresentam pouco peso e consumo de energia.
Os valores de brilho e de contraste também são muito superiores aos do concorrente nacional, mas ainda estão longe dos modelos maiores.
Estão prontos para as mais diversas tarefas de computação logo ao saírem das caixas. Isso se reflete na hora de jogar -o monitor da LG leva apenas 8 ms para ajustar as cores entre as cenas ou assistir vídeos.
Não se notam digitalizações. Os dois monitores são boas opções para orçamentos mais apertados e custam menos de R$ 700. Para equipar o primeiro micro da família, são mais do que suficientes. (FB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Confira testes das marcas mais vendidas
Próximo Texto: Modelos de tamanho médio apresentam recursos especiais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.