São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia acessível cria filmes

Webcams e celulares digitais também fazem clipes; usuários têm opções de softs de edição on-line

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para estrelar um vídeo na rede, o primeiro passo é tê-lo em formato digital, no computador. Os equipamentos mais comuns para capturar um filme são câmeras fotográficas que gravam, celulares, webcams e filmadoras digitais.
A passagem do arquivo para o micro normalmente é feita por uma conexão USB, que deve existir no PC e na câmera. Alguns celulares, porém, só transmitem por e-mail e Bluetooth. Portanto, fique atento.
A resolução não é um critério determinante. Os principais sites sugerem 320x240 pixels e colocam limite no tamanho do arquivo. Aparelhos baratos conseguem essa qualidade.
É importante prestar atenção no formato do arquivo que vai ser veiculado. Os sites recomendam o MPG/MPEG, mas aceitam outros. Se o vídeo estiver em um formato incompatível, em www.zamzar.com é possível convertê-lo on-line.
Quem quiser ir mais a fundo na experiência pode editar seus clipes. Em www.jumpcut.com, em eyespot.com e em www.moviemasher.com o internauta se familiariza com a aplicação de legendas e de efeitos especiais simples. Para mais complexidade, baixe a versão de testes do editor da Adobe, o Premiere, em www.adobe.com/products/premiere. (GVB)

Sony DCR-HC26
Filmadora MiniDV, com zoom óptico de 20x e digital de 800x. Com conexão USB, transmite em tempo real pela internet
R$ 1.799
www.sonystyle.com.br

Nokia N93
O celular faz vídeos de até uma hora. Grava nos formatos 3GP e MP4 e possui zoom óptico de 3x. Transmite por Bluetooth, e-mail e MMS Preço depende do plano
www.nokia.com.br

Microsoft Lifecam VX-6000
A webcam faz vídeos com resolução de 1.280x1.024 pixels e fotos de 5 Mpixels. Tem conexão USB
R$ 459
www.submarino.com.br

Kodak Easyshare C743
Faz fotos com 7.1 Mpixels e filmes de 640x480 pixels com áudio. Tem memória interna e aceita cartões Preço não divulgado
www.kodak.com.br


Texto Anterior: Cuidados ajudam a levar produções amadoras do anonimato ao estrelato on-line
Próximo Texto: Recursos ajudam a medir a predileção da audiência virtual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.