São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Conheça novos aparelhos com Android

LANÇAMENTO >> Celulares mais badalados em evento eram da HTC; Motorola e Sony Ericsson também tinham novidades

DO ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Abraçado pela maior parte dos fabricantes de telefones celulares, o Android, sistema operacional móvel do Google, foi presença marcante em novos modelos apresentados no Mobile World Congress.
A HTC lançou os celulares com Android que mais atraíram holofotes no evento: o Legend e o Desire.
Enquanto o Legend chamou a atenção pelo design, o Desire impressionou pelo poder de processamento.
Quase igual ao Nexus One, primeiro celular com marca própria do Google, fabricado pela HTC, o Desire tem especificações superiores às de um netbook de dois anos atrás: processador Snapdragon de 1 GHz, ROM de 512 Mbytes e 576 Mbytes de memória RAM. Os números se traduzem em uma rapidez impressionante para navegar pelos menus do novo Android 2.1 e por sites pesados. Uma adição importante no navegador é o Flash, complemento multimídia da Adobe.
Com 3,7 polegadas e resolução de 480x800 pixels, a tela de Amoled tem excelente brilho e definição. A tela é multitoque e é possível dar zoom com o gesto de pinça, celebrizado pelo iPhone, em programas como o navegador e o Google Maps.
O Desire começará a ser vendido na Europa e na Ásia no início do segundo trimestre.
Já o Legend, que chega à Europa em abril, tem tela sensível ao toque de 3,2 polegadas e resolução de 320x480.
A Motorola mostrou novos aparelhos com Android, como o Backflip, cuja característica marcante é o teclado QWERTY que se dobra para trás.
O aparelho, que deve chegar ainda neste trimestre ao Brasil, pela Vivo, conta com o serviço Motoblur, que centraliza atualizações de redes sociais.
Já a Sony Ericsson demonstrou o X10 Mini e o X10 Mini Pro, aparelhos ultracompactos com Android e tela de 2,55 polegadas sensível ao toque. A diferença entre eles é o teclado QWERTY, presente na versão Pro. Eles rodam o Android 1.6, mas, segundo a empresa, a atualização chegará em breve.
A empresa promete que os aparelhos serão lançados no segundo trimestre do ano, sem listar em quais países.
Na apresentação de Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, a empresa demonstrou um novo recurso do Goggles, aplicativo para Android, que permite traduzir um texto impresso apontando a câmera do celular para ele. A data de lançamento não foi definida.
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Steve Jobs leva prêmio do evento
Próximo Texto: Adobe mostra Flash para celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.