São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adobe mostra Flash para celular

DO ENVIADO ESPECIAL

Desdenhada pela Apple, que quer o Flash longe do iPhone e do iPad, a Adobe, responsável pelo complemento multimídia, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular no Mobile World Congress.
Hoje, são poucos os navegadores móveis capazes de reproduzir Flash, usado em sites como o YouTube e o Farmville.
A depender da Adobe, isso vai mudar em breve. Em seu estande, ela demonstrava o Flash rodando nos browsers dos principais sistemas para celulares, como o Android, do Google, e o webOS, da Palm.
Durante a palestra do executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, no congresso, Erick Tseng, gerente de produto do Android, demonstrou um celular com o sistema do Google rodando Flash.
Segundo Tseng, a empresa está trabalhando em conjunto com a Adobe para otimizar a performance do complemento no Android.
A data de lançamento do Flash para celulares não foi divulgada, mas não será possível baixar e instalar o complemento por conta própria, como se faz nos computadores: será preciso aguardar a atualização do sistema pela fabricante do aparelho. Celulares novos já sairão de fábrica com Flash.

Para desenvolvedores
A Adobe apresentou ainda a versão móvel da plataforma AIR, que se propõe a facilitar a vida de desenvolvedores de programas para celulares. Em vez de reescrever os aplicativos para cada um dos sistemas móveis, bastará desenvolvê-lo uma só vez em AIR e portá-lo para as diferentes plataformas.
O AIR para Android deve chegar na segunda metade do ano, segundo a Adobe. (RC)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Conheça novos aparelhos com Android
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.