São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

Sites falsos enganam internautas
Pega na mentira

do New York Times News Service
e da Reportagem Local

A Internet é cheia de informações e de diversão, mas também de mentiras, enganos e falsidades.
Vários sites se aproveitam de nomes conhecidos para induzir o internauta a erro ou simplesmente enchem de bobagens páginas e páginas da rede.
Se algum desavisado quiser saber algo sobre o governo norte-americano e colocar no seu navegador o endereço www.whitehouse.com, cairá em um site pornográfico.
Em outro site, animado com atrações de uma cidade dos EUA, o internauta não percebe que a página não tem uma palavra verdadeira.
Como saber se a pessoa com quem você conversou por horas na Internet será realmente daquele jeito ou se as respostas foram moldadas segundo o que você falava?
Especialistas apontam que a rede tem pouca regulamentação e menos controle ainda. Dessa forma, eles acreditam que é sábio ser cético.
Há alguns sites que procuram auxiliar o internauta a separar o joio do trigo, dando dicas que ajudam a verificar a qualidade das informações publicadas na rede. Desconfie, por exemplo, de sites que não apresentam formas de contato com os responsáveis.

Próximo Texto: "Pessoas mentem por vaidade na Internet"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.