São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Destinado a uso doméstico, HP 4470c traz botões frontais que agilizam operação; software incluso poderia ser melhor

Scanner oferece recursos profissionais

ODEMIR MARTINEZ BRUNO
FABRÍCIO SIMEONI DE SOUSA

ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta semana o Teste USP avaliou o Scanjet 4470c, novo modelo de scanner lançado pela HP. O produto é dirigido ao usuário doméstico e reúne, a um baixo custo, recursos que antes estavam disponíveis somente em equipamentos profissionais.
Essas funções podem facilitar a vida do usuário doméstico e simplificar a operação básica do equipamento, mas os usuários mais avançados podem ficar decepcionados com a limitação das configurações disponíveis.
O principal diferencial do scanner fica por conta de um acessório chamado XPA, que permite a digitalização de imagens diretamente de cromos 35 mm, positivos ou negativos.

Instalação
Um ponto positivo do novo modelo da HP é a facilidade de instalação. A conexão com o micro é feita por meio de uma interface do tipo USB de maneira simples e fácil. Nos testes realizados, a instalação do Scanjet 4470c foi muito tranquila, pois o periférico foi reconhecido automaticamente pelo sistema operacional Windows.
Isso significa que o produto pode ser instalado por qualquer usuário sem maiores complicações.
Vale destacar o software de instalação da HP, que está disponível em inglês, espanhol e português e gerencia automaticamente os aplicativos que serão instalados, além de oferecer vídeos que ensinam o usuário a conectar o scanner ao micro.
O manual, mesmo sendo sucinto, descreve bem o processo de instalação. O CD-ROM que acompanha o conjunto traz um guia de referência mais detalhado, descrevendo o processo de instalação e operação do scanner. O CD também está disponível em inglês, espanhol e português.

Software
O scanner da HP procura simplificar a operação para os usuários inexperientes.
Os usuários mais avançados e profissionais, no entanto, ficaram em segundo plano, uma vez que os softwares encontrados no CD-ROM de instalação que acompanha o produto possuem poucos recursos e opções de ajuste e configuração.
Os programas que acompanham o scanner são o HP PrecisionScan Pro 3.1, o Adobe Acrobat Reader 4.05, o HP Photo Printing, o ACDSee, o Arcsoft PhotoImpression e o Trellix Web Site Builder.
O HP PrecisionScan, que é o programa responsável pela aquisição de imagens através do scanner, possui poucos recursos de configuração e ajuste gráfico.
Por outro lado, o software incorpora funções de OCR (Optical Character Recognition, ou reconhecimento óptico de caracteres), sistema que permite transformar uma imagem digitalizada de um texto em texto editável, que pode ser modificado por qualquer programa comum de edição.
Durante os testes realizados, o recurso se mostrou bem eficiente, tanto para textos em inglês quanto para textos em português, reconhecendo com perfeição os caracteres acentuados.
Entre os outros programas, o destaque vai para o HP Photo Printing, que é capaz de gerar álbuns fotográficos das imagens digitalizadas com vários padrões de posicionamento predefinidos, e para o PhotoImpression, que oferece recursos de edição de molduras e bordas, sendo útil para a confecção de impressos domésticos simples, como panfletos, convites e cartões.



Texto Anterior: História da arte: Página do Metropolitan traz linha do tempo
Próximo Texto: Botões frontais dão acesso a funções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.