São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conseguir manter própria identidade é desafio na rede

DA REDAÇÃO

O Facebook passou a permitir que seus usuários customizem o endereço de suas páginas. Em vez de uma série de caracteres impossíveis de decorar, a rede social viabiliza a criação de uma URL personalizada, como www.facebook.com/SeuNome -bem mais fácil para divulgar a página para amigos e contatos.
Desde que a função foi habilitada, há algumas semanas, cerca de 9,5 milhões de pessoas correram para garantir sua escolha, segundo o jornal "The New York Times".
No Twitter, brigas em relação a perfis falsos fizeram os responsáveis pelo site pensarem na solução. Biz Stone, cofundador do microblog, anunciou que o site passará a usar selos de autenticação para distinguir perfis verdadeiros de contas falsas.
Essas e outras iniciativas mostram que ter um nome na internet é uma questão que ganha cada vez mais discussão. É travada uma verdadeira batalha para manter a própria identidade no âmbito on-line, diz o "NYT" -e não são apenas grandes empresas e celebridades que encontram problemas, gente comum também quer ter seu próprio nome divulgado.
"Quando nomes de domínios se tornaram propriedades importantes, nos anos 1990, eram geralmente empresas que reclamavam por endereços certos. Mas, nesta era mais narcisística da internet, pessoas que até então eram felizes anônimas se veem como minicelebridades com suas próprias marcas para promover", diz o texto. Para personalizar seu nome no Facebook, acesse www.facebook.com/username.


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Adolescente vence concurso de digitação rápida no celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.