São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova tecnologia para o console Xbox dispensa uso de controle

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM BERKELEY

Quem joga videogames já presenciou a cena: gente que não tem muita intimidade com jogos eletrônicos movimenta o controle do aparelho em resposta ao que ocorre na tela, como se aquilo pudesse interferir em algo. A Nintendo se aproveitou disso e fez fortuna com o Wii. Agora, a Microsoft promete levar a ideia além com o Project Natal.
O Project Natal é um "não controle" para o Xbox. Por meio de uma câmera, um sensor de profundidade e um microfone embutidos em um único aparelho, o jogador interage com o que acontece na tela sem precisar do tradicional controle físico. Todos os comandos são feitos pela voz e pelos movimentos do corpo do jogador.
A sua tecnologia é tão sofisticada que permite o reconhecimento facial de cada jogador.
O produto, apresentado pelo diretor Steven Spielberg, foi o grande anúncio da edição deste ano da E3, uma das maiores feiras de entretenimento eletrônico do mundo, que aconteceu na primeira semana de junho, em Los Angeles. Com ele, a Microsoft espera derrubar a liderança da Nintendo no mercado de games.
A julgar pela empolgação gerada na mídia e entre jogadores, o Project Natal ganha contornos de ser um dos maiores anúncios da Microsoft no ano. Porém a empresa precisa transformar em realidade o que foi mostrado na feira.
Na E3, tudo o que se viu foram três demonstrações diferentes que exploram o potencial do aparelho. Nenhuma data foi estabelecida para sua chegada ao mercado. (BR)


Texto Anterior: Nordeste: Nomes-códigos de projetos da Microsoft são inspirados no Brasil
Próximo Texto: Reportagem de capa: Bing acirra enfrentamento com o Google
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.