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Nova tecnologia para o console Xbox dispensa uso de controle
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM BERKELEY
Quem joga videogames já
presenciou a cena: gente que
não tem muita intimidade com
jogos eletrônicos movimenta o
controle do aparelho em resposta ao que ocorre na tela, como se aquilo pudesse interferir
em algo. A Nintendo se aproveitou disso e fez fortuna com o
Wii. Agora, a Microsoft promete levar a ideia além com o Project Natal.
O Project Natal é um "não
controle" para o Xbox. Por
meio de uma câmera, um sensor de profundidade e um microfone embutidos em um único aparelho, o jogador interage
com o que acontece na tela sem
precisar do tradicional controle físico. Todos os comandos
são feitos pela voz e pelos movimentos do corpo do jogador.
A sua tecnologia é tão sofisticada que permite o reconhecimento facial de cada jogador.
O produto, apresentado pelo
diretor Steven Spielberg, foi o
grande anúncio da edição deste
ano da E3, uma das maiores feiras de entretenimento eletrônico do mundo, que aconteceu
na primeira semana de junho,
em Los Angeles. Com ele, a Microsoft espera derrubar a liderança da Nintendo no mercado
de games.
A julgar pela empolgação gerada na mídia e entre jogadores, o Project Natal ganha contornos de ser um dos maiores
anúncios da Microsoft no ano.
Porém a empresa precisa
transformar em realidade o que
foi mostrado na feira.
Na E3, tudo o que se viu foram três demonstrações diferentes que exploram o potencial do aparelho. Nenhuma data foi estabelecida para sua chegada ao mercado.
(BR)
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