São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com boa empunhadura, manche facilita pouso, decolagem e navegação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O manche T-Flight Hotas X, da Thrustmaster, é maior do que aparenta nas imagens da caixa. Isso pode ser um problema, caso a sua mesa disponha de pouca área. Em contrapartida, o tamanho dele proporciona uma empunhadura perfeita e bastante confortável.
O aparelho possui chaveamento para PC ou PS3: é só plugá-lo no Playstation ou no computador para que ele seja reconhecido. Aliás, se o seu simulador de voo for o Flight Simulator X, da Microsoft, os botões já vêm configurados.
Mas, se você quiser mudar algum comando, basta usar o botão Mapping, na base do manche.
Também é possível ajustar a rigidez do manche por meio de um rotor localizado na parte inferior da base.
O seu conjunto combina manche e controlador de potência, que podem ficar acoplados ou soltos.
Estando ou não acoplado, o manche só pode ser empunhado pela mão direita.
O simulador usado nos testes foi o Flight Simulator X, que ficou bem mais simples de operar do que com aquela imensidão de comandos do teclado.
O manete de aceleração poderia ter mais resistência ao deslizar. Mesmo assim, o Throttle, como é chamado esse manete, facilita bastante a decolagem e a aterrissagem. Aliás, o nome Hotas é uma abreviação para o termo inglês "Hands on Throttle and Stick" (mãos no acelerador e no manche).
Uma vez no ar, o controle do avião é simples. No total, são 12 botões de atalho, todos ao alcance das mãos sem precisar mudar a empunhadura. (GF)


T-Flight Hotas X, R$ 239
www.thrustmaster.com.br


Texto Anterior: Produtos
Próximo Texto: Volante barato tem resposta rápida, mas pedaleira não oferece conforto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.