UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Performance não justifica mudança

DA REPORTAGEM LOCAL

Com os softwares atuais, o processador Athlon 64 FX-51 apresenta desempenho abaixo do esperado.
Em dois testes (criação de MP3 e manipulação de imagem), o processador obteve empate técnico com o Pentium 4 de 3,09 GHz.
Mas, considerando que a Intel já tem um chip de 3,2 GHz e que acaba de apresentar nos EUA a versão Extreme Edition, o Athlon 64 FX-51 poderá ficar para trás, ao menos com programas de 32 bits (praticamente todos os softwares atuais).
Além disso, a máquina usada para testar o Pentium 4 estava com memória DDR333: se o chip da Intel estivesse com a mesma memória do Athlon 64 (DDR400), seu desempenho poderia ser superior.
O amadurecimento da tecnologia Hyper-Threading, da Intel, pode aumentar a vantagem do Pentium 4 com alguns softwares: nas medições realizadas com o programa TMPGEnc, que comprime vídeo digital para DVD e aproveita essa tecnologia, o Pentium 4 foi 20% mais veloz.
Até que softwares de 64 bits cheguem ao mercado, não vale a pena mudar para o Athlon FX-51, principalmente considerando que o chip não é barato (leia texto ao lado). (BG)


Texto Anterior: Chip de 64 bits aceita soft convencional
Próximo Texto: Itautec lança primeiro modelo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.