UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira método usado em testes comparativos

DA REPORTAGEM LOCAL

Para avaliar a performance do Athlon 64 FX-51, a reportagem testou o novo chip com quatro programas.
Os softwares usados realizam as tarefas mais exigentes entre os usos comuns de um PC: compressão de um vídeo curto para exibição na internet (ou transmissão por e-mail), compressão de um vídeo extenso para gravação em DVD, conversão de músicas gravadas em CD para o formato MP3 (o mais usado na internet) e retoques e manipulação de uma imagem digital de alta resolução.
A máquina testada, que tinha 1 Gbyte de memória RAM, foi comparada a um PC Itautec com processador Pentium 4 de 3,09 GHz e a mesma quantidade de memória RAM. Ambos os chips operavam no modo Dual Channel, mas o Athlon 64 estava com memória do tipo DDR400, ligeiramente mais veloz do que a DDR333 usada no computador Itautec.
Para colocar os resultados em perspectiva, os testes também incluíram um micro mais lento -chip Celeron de 1,3 GHz e 320 Mbytes de memória RAM (do tipo SDRAM 100).
Todos os micros utilizaram o sistema operacional Windows XP Professional Service Pack 1, mas os resultados do Athlon 64 FX-51 também incluem medições realizadas com uma versão de testes do Windows XP 64-Bit Edition (de 64 bits).
O Windows de 64 bits foi testado com softwares de 32 bits. Segundo a Microsoft, esse sistema operacional aceita softs de 32 bits por meio da tecnologia Windows on Windows (WOW64), que permite instalar programas compatíveis com o Windows tradicional (msdn.microsoft.com/library/en-us/win64
/win64/wow64_implementation_details.asp
).
A WOW64 apresentou desempenho péssimo: não permitiu a instalação do primeiro programa, travou ao executar o segundo e obteve performance inferior à do Windows tradicional com os dois softs restantes. (BG)


Texto Anterior: Itautec lança primeiro modelo
Próximo Texto: Intel responde com novo Pentium 4
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.