UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conversão ainda é incompleta

DA REPORTAGEM LOCAL

O Power Mac G5 vem de fábrica com o sistema operacional Mac OS X 10.2.7, que, segundo a Apple, já traz os ajustes necessários para aproveitar o novo chip PowerPC 970. Apesar disso, causa espanto o fato de que a próxima versão do sistema operacional OS X -10.3, também conhecida como Panther-, que deverá chegar até o final do ano, também não será completamente convertida para 64 bits (em contraste com o Windows XP 64-Bit Edition usado pelo chip Athlon 64, da AMD). De acordo com a Apple, a conversão não é necessária.
Com ou sem sistema operacional atualizado, o Power Mac G5 tem uma característica que chama a atenção: parece bastante silencioso. Enquanto o Athlon 64 exige uma ventoinha muito ruidosa, que é incômoda mesmo quando o chip não está sendo usado ao máximo -e a placa-mãe reduz automaticamente a velocidade de rotação do ventilador principal-, o Power Mac G5 aparentemente não faz tanto ruído.
Essa impressão só poderá ser confirmada com o teste do Power Mac G5 num ambiente acusticamente controlado, mas a refrigeração da máquina é inovadora.
Ao abrir a porta lateral (www.apple.com/powermac/design.html), o usuário encontra uma peça de plástico que controla o fluxo de ar dentro do micro e cria quatro zonas térmicas independentes, evitando a distribuição espúria de calor entre os componentes comum em PCs. (BG)


Texto Anterior: Macintosh ganha processador avançado
Próximo Texto: Tecnologia: Fórum revela tendência de casa futurista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.