São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça alternativas ao YouTube

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Enquanto o vídeo toma fôlego ao reencarnar em outras esferas da rede, sites que surgiram como cópias do YouTube ainda lutam para conseguir destaque na multidão. Qualidade da imagem, diversidade de programação e edição dos vídeos são as alternativas na mesa.
O Dailymotion (www.dailymotion.com) e o Blip.tv (www.blip.tv) chamam a atenção pelo tamanho de suas telas e pela qualidade de suas imagens. O Blip.tv ainda permite que as imagens sejam visualizadas tanto em Flash (como no YouTube) ou em arquivos de qualidade maior no formato AVI. O Blip.tv, no entanto, esbarra na falta de conteúdo de vídeos conhecidos, problema que não acontece com o Dailymotion.
De fato, conteúdo é um dos grandes desafios aos sites de vídeos, levando alguns a apostarem em programação própria. No maniaTV (www.maniatv.com), Dave Navarro, ex-guitarrista do Jane's Addiction, e o comediante Tom Green possuem programas próprios.
Para sites que pertencem à indústria do entretenimento, a tarefa é menos complicada. No Crackle (crackle.com), da Sony, filmes inteiros, animações e seriados de TV podem ser encontrados com alta qualidade de imagem. Para seriados de TV, que abrangem desenhos como "He-Man" e "She-Ra", existem os miniepisódios, uma versão de cinco minutos extraída do episódio original a fim de conter apenas os eventos mais importantes.
Quando o conteúdo é problema, alguns sites preferem deixar a criação nas mãos do usuário. Tanto o Jumpcut (www.jumpcut.com) quanto o Eyespot (eyespot.com) possuem ferramentas de edição de vídeo de uso fácil e resultado final satisfatório. O Eyespot permite que até mesmo vídeos postados por outros usuários sejam editados.
Funções técnicas também são o grande atrativo do Motionbox (www.motionbox.com). No site, o usuário pode transferir vídeos em VHS para sua conta. Ou pode guardar e compartilhar imagens gravadas em HD (alta definição). (BR)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: "Vídeo é um meio melhor para as massas", diz criador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.